Ícone do site Criptonizando

Dólar perderá status de moeda de reserva mundial, diz principal economista do S&P Global

Dólar - EUA st

Dólar - EUA

Um economista da maior agência de classificação de crédito do mundo disse que o status de moeda de reserva global do dólar americano está agora em processo de queda.

Paul Gruenwald, economista-chefe da Standard and Poors Global (S&P), disse em uma conferência em Londres que o dólar “não tem mais a força que costumava ter”, relata a Reuters.

Gruenwald diz que as sanções agressivas dos EUA à Rússia em resposta ao conflito com a Rússia levaram outros países ao redor do mundo a começar a negociar em outras moedas além do dólar e a começar a reconstruir suas reservas de ouro.

“Temos outras coisas acontecendo fora do mundo do dólar.”

Gruenwald também mencionou o aumento do comércio feito no yuan chinês e o baixo financiamento oferecido por bancos chineses como o Asia Infrastructure Investment Bank (AIIB) e o New Development Bank (NDB), iniciado pelo BRICS.

“Os EUA (dólar) continuarão a ser uma das principais moedas mundiais, (mas) não serão mais a moeda mundial dominante.”

No início deste mês, o ex-presidente da Câmara, Paul Ryan, disse que a posição do dólar como moeda de reserva mundial estava em risco, já que o governo dos EUA acumula grandes quantidades de dívidas.

De acordo com o ex-representante de Wisconsin, o país está caminhando para uma crise de dívida, que pode afetar negativamente o status do dólar como a moeda de reserva mais dominante do mundo.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile