Ícone do site Criptonizando

Dominância global do dólar será seriamente ferida pela moeda digital da China, diz simulação de ex-membros do governo

dólar eua china moeda digital criptomoeda bitcoin

Ex-funcionários do alto escalão do governo dos Estados Unidos fizeram uma simulação de crise que demonstrou que a dominância do dólar no sistema financeiro global será gravemente prejudicada pela emissão de uma moeda digital chinesa.

O exercício comandado pelos antigos membros do governo e agora acadêmicos seniores da Universidade de Harvard e do MIT, foi apelidado de ‘Guerras de moedas digitais: Uma simulação de crise de segurança nacional’ e aconteceu na terça-feira (19).

Na simulação, a Coréia do Norte havia conseguido lançar com sucesso um míssil nuclear financiado por uma moeda digital emitida pelo Banco Popular da China, ignorando o sistema bancário global.

Esse cenário, segundo os acadêmicos, poderia significar o envio de uma ogiva nuclear ao EUA dentro de seis a nove meses.

Outras situações em potencial incluíram ataques cibernéticos em bancos individuais e na rede bancária SWIFT — provedora líder mundial em serviços de mensageria financeira segura.

“A natureza fundamental do dinheiro está mudando”, disse Neha Narula, diretora da Digital Currency Initiative, parte do MIT Media Lab. “A competitividade do dólar americano é uma questão de segurança nacional.”

Moeda digital chinesa é uma ameaça

O exercício contou com uma simulação do Conselho de Segurança Nacional que discutiu alternativas às sanções dos EUA, a possibilidade de o país criar sua própria moeda digital e como seria o futuro da América se o domínio econômico do dólar terminasse.

O ex-secretário do Tesouro no governo de Clinton, Lawrence H. Summers, hoje presidente emérito de Harvard, reviveu seu papel no governo americano durante o exercício.

Ashton Carter, diretor do Belfer Center, centro internacional de segurança e diplomacia de Harvard Kennedy, representou o secretário de Defesa dos EUA na simulação — seu antigo papel na Casa Branca durante a presidência de Obama.

Para ele, os EUA precisam combater o projeto de moeda digital da China ‘de alguma forma’. Segundo ele:

“Não podemos deixar de lado os chineses usando essa questão de moeda como uma maneira de fazer incursões no que tradicionalmente tem sido uma força nossa.”

Realidade atual

Desde o anúncio do Facebook sobre a criação de sua stablecoin Libra, a China intensificou seus planos de digitalizar os reminbi chineses e lançar uma moeda digital nacional.

A data de lançamento, no entanto, não foi especificada, e os legisladores dos EUA por sua vez declararam que estão monitorando as atividades dos bancos centrais de outros para identificar benefícios potenciais.


Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile