Ícone do site Criptonizando

Dona da Mercedes-Benz está desenvolvendo uma carteira de hardware para carros de luxo

mercedes blockchain daimler carros autônomos

Em uma parceria com a startup europeia Riddle & Code, de soluções de interface de blockchain, a multinacional alemã Daimler, companhia por trás da marca Mercedes-Benz, está desenvolvendo uma carteira de hardware cripto para carros.

comunicado foi publicado nesta segunda-feira (22), e a carteira será construída em torno da Secure Element 2.0, uma solução de armazenamento seguro de dados da startup, que deve fornecer uma identidade segura baseada em blockchain para veículos.

Segundo Tom Fürstner, CEO da Riddle & Code, os carros autônomos “devem se comportar consistentemente para serem confiáveis”. 

Ele argumenta que carros já são dispositivos de computação, e “uma identidade segura garante que as autoridades certas tenham código aprovado executado dentro de veículos e a confiabilidade dos dados trocados.” 

“A RIDDLE & CODE garante isso com seu hardware criptográfico e usa registros para transformar automóveis em futuros mercados”, completa.

As carteiras para carros podem ser usadas em diversos casos, como troca em tempo real de dados de tráfego seguros, compartilhamento de carros, veículos autônomos e ambientes de cidades inteligentes para reduzir o congestionamento e reduzir os gastos com seguro. 

Indústria automotiva de olho na blockchain 

Considerando que a indústria automotiva é vista um dos setores mais inovadores do mundo, não é uma surpresa que tenha demonstrado um interesse crescente na tecnologia blockchain.

Em fevereiro de 2018, a BMW, gigante alemã de fabricação de automóveis, anunciou uma parceria com a VeChain, plataforma de melhoria da cadeia de fornecimento baseada em blockchain.

No mesmo mês, a Porsche anunciou o uso da blockchain na melhoria dos sistemas de bloqueio e nas capacidades dos carros autônomos em uma parceria com a XAIN, empresa sediada em Berlim.

Já neste ano, em fevereiro, a própria Mercedes-Benz revelou que desenvolveu uma plataforma baseada em blockchain com o objetivo de aumentar a transparência e a sustentabilidade em cadeias de fornecimento complexas.

Em junho, a IOTA e a Volkswagen demonstraram uma prova de conceito que usa o sistema Tangle da IOTA para carros autônomos.

Enquanto isso, no início deste mês, a Siemens, líder mundial em soluções de digitalização, automação e Indústria 4.0, mostrou interesse em adotar soluções baseadas em blockchain com foco na indústria de transporte.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile