Dr. Yasam Ayavefe: Tocou no Impacto da Sensibilidade Ambiental na Economia
Os problemas ambientais em nosso mundo estão se tornando cada vez mais sérios.
Após a revolução industrial, a temperatura média mundial aumentou mais de 1°C. Com a urbanização, o excesso de consumo e a crescente industrialização, a situação deverá piorar. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente estabeleceu o roteiro necessário para encontrar uma solução para esse problema e manter o aumento da temperatura mundial em um determinado nível. Para limitar o aumento da temperatura a 1,5°C, precisamos alcançar uma redução anual nas emissões de gases de efeito estufa de 7,6%. De acordo com o Dr. Yasam Ayavefe, um empresário conhecido por sua sensibilidade à causa ambiental, governos e empresas precisam compartilhar seus planos de forma transparente para reduzir as emissões de gases nocivos.
O Custo do Impacto Ambiental
Dr. Yasam Ayavefe, fundador da ONG “Green World Climate”, que lida com problemas ambientais em nível local e global, desempenha um papel ativo no trabalho de arborização. Segundo ele, o impacto ambiental de um produto para calcular o custo real de ignorar, não é correto. “Se as empresas são clientes do lado da produção, agora devem agir com mais responsabilidade no lado do consumo. Ao produzir um produto, precisamos avaliar quais resíduos são gerados, como esses resíduos são gerenciados e o impacto desse processo produtivo na ecossistema e natureza. É por isso que seu custo é determinado não apenas pelos custos das matérias-primas, energia utilizada e mão de obra. Também precisamos adicionar os efeitos negativos sobre o meio ambiente ao produto.”
O comércio exterior agora é mais ecológico
A União Europeia é líder na formulação de políticas ambientais globais. Com o Acordo Verde, a União Europeia pretende minimizar o seu impacto negativo na natureza e atingir zero emissões de gases de efeito estufa até 2050. Em linha com este objetivo, haverá uma mudança significativa em todos os setores da economia, afirma o Dr. ” A União Europeia planeja introduzir taxas de carbono no comércio exterior até 2021. Nesse caso, as emissões geradas durante a produção de cada produto exportado para o continente também serão incluídas nos preços. Ainda não está claro em quais setores este novo imposto começará e quais alíquotas serão aplicadas, mas este regulamento, que seguirá as regras existentes do comércio mundial, provavelmente servirá de exemplo para outros países. A União Europeia pretende reduzir as emissões de gases com efeito de estufa nos países que comercializarem com este sistema tributário.
A Green Climate World realiza várias pesquisas em economia ambiental. Essa consciência tem se tornado uma questão cada vez mais importante em nossas empresas. Alcançar a meta de “emissão zero” com políticas mais inclusivas e responsáveis não é um sonho. Como Green Climate World, continuamos nossos esforços para difundir a compreensão da produção ecologicamente correta e aumentar a conscientização sobre o assunto.”
Clique nos links abaixo para ver outros projetos e atividades do Dr. Yasam Ayavefe: