Dúvidas pós-Merge do Ethereum é tema do JPMorgan

Diversas dúvidas pós-Merge são tema de discussão para o mercado cripto e mercado tradicional também, o JPMorgan Chase está entre os nomes.

Um dos maiores bancos de investimento global publicou uma lista com potenciais problemas do Ethereum após a fusão. A partir disso, o portal de notícias da CoinDesk publicou matéria sobre o assunto nesta quinta-feira (22).

A implementação da tão esperada atualização da rede Ethereum (ETH), marcou oficialmente a transição da blockchain de Proof of Work(PoW) para Proof of Stake(PoS).

Contudo, algumas organizações expressaram preocupações sobre o que isso significa para o futuro do Ethereum.

Dúvidas pós-Merge resulta em lista

Conforme os dias passam, após a mudança de PoW para PoS, cada vez mais dúvidas e incertezas pairam sobre o mercado. Um dos produtos desta tensão é a lista organizada pelo JPMorgan sobre o assunto.

Em síntese, o banco de investimento elencou seus três principais motivos que o levam a ter ressalvas sobre esse novo momento do ETH:

1- Divisões na comunidade Ethereum

A fusão pode causar um racha na comunidade Ethereum. Principalmente se considerarmos o suporte dividido para o novo blockchain chamado EthereumPoW (ETHW) que exchanges e plataformas, produziram após o hard fork.

2-   Diminuição da descentralização

Em segundo lugar, o JPMorgan expressa preocupação de que o Merge deixou o Ethereum menos descentralizado, pois somente algumas entidades possuem a maior parte dos Ethers em staking.

3-   Queda de preço

Por fim, o relatório da instituição relatou uma queda acentuada no preço do Ethereum. Dessa forma, essa desvalorização pode ser resultado de uma combinação de “comprar o boato/vender a notícia”, juntamente queda de preço de ativos de risco.

Queda do Ethereum é percebida pelas institucionais

De fato, o preço do Ethereum desde 15 de setembro, quando ocorreu a fusão, até o momento da escrita do artigo caiu cerca de 20%.

Atualmente, o ETH se encontra abaixo dos US$1.400, e registra uma queda de 11,78% nos últimos sete dias anteriores, conforme dados do CoinMarketCap .

Além disso, a nota do JPMorgan acrescentou, a “retração” de mercado de futuros foi uma “manifestação da mudança para um sentimento mais baixista nos mercados de criptomoedas nas últimas semanas”.

Como relatado no portal de notícias Finbold, a negociação agregada de futuros de ETH e BTC na Chicago Mercantile Exchange (CME) registra seus menores volumes desde dezembro de 2020. Ademais, o volume de futuros de Ethereum caiu 17,4% em agosto, em comparação a julho de 2022 – para US$ 8,99 bilhões.

LEIA MAIS: Projeto de Lei do Reino Unido poderá facilitar apreensão de criptomoedas

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Zona Sul inova e adota criptomoedas como forma de pagamento
icon dezembro 18, 2024

Zona Sul inova e adota criptomoedas como forma de pagamento

Escrito por Thiago Barboza
Bitwise Lança ETP de Staking de Solana na Europa Enquanto Aprovação nos EUA Permanece Pendente
icon dezembro 18, 2024

Bitwise lança ETP de staking de Solana na Europa

Escrito por Ebo Victor
PSG e Matchain Lançam Estúdio de Inovação Conjunto: Pioneirismo em Web3 no Esporte
icon dezembro 19, 2024

PSG e Matchain lançam estúdio de inovação: pioneirismo em Web3 no esporte

Escrito por Ebo Victor