A exchange descentralizada de contratos perpétuos dYdX anunciou sua entrada no setor de mercados preditivos, onde usuários podem realizar apostas alavancadas em resultados de eventos binários, esportivos, movimentos de preços de ativos financeiros, decisões políticas e até condições climáticas.
Esses contratos não possuem uma data de vencimento, o que possibilita aos participantes manter suas posições pelo tempo que desejarem.
Charles d’Haussy, CEO da dYdX Foundation, destacou em entrevista que os mercados preditivos podem oferecer ao DeFi uma oportunidade de atrair o interesse dos investidores, diferenciando-se das corretoras tradicionais. Segundo ele, a plataforma também está explorando a possibilidade de incluir mercados de moedas estrangeiras e índices financeiros.
A Augur, lançada em 2018 na blockchain Ethereum, foi pioneira no mercado preditivo, mas a plataforma encontrou dificuldades devido à falta de liquidez e taxas elevadas.
Atualmente, a PolyMarket lidera esse setor, com um volume de negociação que ultrapassou US$ 450 milhões apenas em agosto. Em comparação, o volume da dYdX no mesmo mês foi de US$ 21,2 bilhões, de acordo com dados da DefiLlama.
Uma nova era se aproxima
A incursão da dYdX nos mercados preditivos faz parte da atualização “dYdX Unlimited”, prevista para ser lançada ainda este ano. Esse upgrade trará a listagem de mercados sem necessidade de permissão e a criação de um grande pool de liquidez, chamado MegaVault.
Além disso, a nova fase dará aos usuários do protocolo a capacidade de propor a criação de novos mercados na blockchain da dYdX.
Para garantir a liquidez instantânea nesses novos mercados, será necessário que os proponentes depositem uma quantia pré-determinada de USDC no MegaVault. Esse sistema permitirá que os investidores obtenham uma parte dos lucros do vault, além de uma fatia das receitas do protocolo, de acordo com as decisões de governança da comunidade.
O MegaVault funcionará como uma estratégia de renda passiva, onde os usuários só precisam depositar USDC, enquanto o vault se encarrega de direcionar a liquidez para os mercados mais promissores.