Ícone do site Criptonizando

Economia deve passar por crise semelhante à de 1929, afirma CEO da Ark Invest

Cathie Wood -Ark Invest - Bitcoin

A CEO da Ark Invest, Cathie Wood, compartilhou seus pensamentos sobre a inflação e como o Banco Central dos Estados Unidos poderia empurrar a economia global para uma depressão semelhante à de 1929.

A executiva explicou que o Federal Reserve elevou as taxas de juros “para reprimir a especulação financeira” em 1929, seguido pelo Congresso aprovando a Lei Smoot-Hawley Tariff em 1930, que impôs tarifas de mais de 50% sobre mais de 20.000 bens e empurrou a economia global para a Grande Depressão. 

“Se o Fed não se movimentar, a configuração será mais parecida com 1929”, alertou o CEO da Tesla, Elon Musk.

Cathie observou que o mundo estava em guerra antes dos anos 20, citando a Primeira Guerra Mundial. 

A inflação disparou durante esse período, atingindo um pico de 24% em junho de 1920, continuou ela, acrescentando que o Federal Reserve respondeu aumentando as taxas de juros menos de duas vezes, de 4,6% para 7% em 1919-1920.

A inflação então caiu “precipitadamente em um ano para 15% negativos em junho de 1921”, disse Wood, observando que “o Fed baixou as taxas de juros de 7% em maio de 1921 para 4% em julho de 1922”. 

“Não ficaríamos surpresos ao ver a inflação de base ampla se tornar negativa em 2023.”

“Diante de uma inflação muito mais baixa desta vez, o Fed aumentou as taxas de juros 16 vezes, um erro grave em nossa opinião”, opinou.

“A Pesquisa de opinião do consumidor da Universidade de Michigan está em baixa recorde, abaixo dos níveis atingidos em 2008-09 e 1979-82, uma configuração para uma armadilha de liquidez como a da Grande Depressão, quando o estímulo monetário maciço falhou”, alertou a chefe da Ark Invest.

Wood afirmou:

“Dados dados conflitantes e a grande diferença nesses resultados, o Fed deveria debater os possíveis riscos associados à sua política atual, no mínimo, em vez de votar por unanimidade”.

Enfatizando a semelhança entre a situação econômica de hoje e a de 1929, ela enfatizou:

“Infelizmente, hoje tem alguns ecos do mesmo. O Fed está ignorando os sinais deflacionários, e o Chips Act pode prejudicar o comércio talvez mais do que entendemos.”

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Bitcoins de El Salvador não foram perdidos com a FTX, afirma Nayib Bukele

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile