Edward Snowden, um ex-agente da CIA, responsável por uma série de vazamentos de dados de instituições governamentais em empresas, durante uma entrevista recente para o canal Parachains, alertou para os riscos da tecnologia do metaverso.
Falando sobre os NFTs, Snowden apontou para um fato sobre esse mercado, sobre a ilusão de que esses itens digitais são supostamente escassos. Um NFT não é algo escasso, uma vez que qualquer pessoa pode tokenizar sua arte digital ou o que quer que seja em uma blockchain.
Dizer que NFTs são escassos é o mesmo que dizer que obras de arte são escassas. Algumas obras de arte, como os quadros de Leonardo Da Vinci são de fato escassos, mas obras de arte em si são criadas aos montes todos os dias, mas a grande maioria delas não possui valor algum.
“Temos pessoas que estão tentando – talvez nem mesmo estejam tentando -, mas o resultado final do que estão fazendo é injetar uma sensação artificial de escassez em um domínio pós-escassez. Acho que isso é, na verdade, um desejo inerentemente anti-social aqui. ”
O bitcoin foi o primeiro ativo digital escasso. Mas seu código não é, logo, qualquer um pode criar infinitas cópias do bitcoin, por isso, a escassez original do bitcoin é muito mais valiosa do que qualquer outra coisa dentro desse mercado de cripto-ativos.
Fugindo do mundo real
Snowden apontou para o fato de que o metaverso pode se tornar um escape do mundo real para muitas pessoas, uma experiência artificial e vazia que pode tornar as pessoas ainda mais afastadas da realidade.
“Se você pensar no mundo do qual as pessoas estão fugindo para seus jogos, onde vivem em uma caixa vazia e fria, se tiverem a sorte de ter uma casa em alguma cidade excessivamente cara onde passam todo o tempo trabalhando, eles chegam em casa exaustos.
Eles fazem sua refeição barata e ligam o dispositivo para escapar de tudo isso e, em seguida, em seu mundo digital, onde estão em uma bela ilha, constroem uma bela casa e querem mudar a cor da parede, e você tem que pagar US$ 19,99 pela parede ou por um token para permitir que você role para talvez recolorir sua parede. Há algo horrível, hediondo e trágico nisso para mim.”
Snowden aponta para o fato de essa escassez de itens virtuais ser completamente artificial e sem sentido, além de antiética.
“Eu acho que a comunidade deveria estar tentando dobrar o arco do desenvolvimento para não injetar escassez artificial desnecessária inteiramente para o benefício de alguma classe de investidor nesses domínios pós-escassez.
Uma das promessas, um dos privilégios da tecnologia, é que ela nos liberta dos limites materiais que só existem no espaço material. Tentar reimpor material no espaço imaterial, acho que é um pouco antiético.”
Qual sua opinião sobre as falas de Edward Snowden? Deixe na seção de comentários abaixo.
Leia mais: Governo de El Salvador compra mais 150 bitcoins na baixa