Ícone do site Criptonizando

Edward Snowden critica bloqueio do mixer Tornado Cash

O Tornado Cash, lançado em 2019, é um protocolo blockchain que ajuda os usuários a agrupar e “misturar” moedas para apagar a origem e o destino de suas transações. 

Em agosto, o OFAC (Office of Foreign Assets Control, uma divisão do Departamento do Tesouro dos EUA) adicionou o site Tornado Cash e uma longa lista de endereços de carteira Ethereum à sua lista de Cidadãos Especialmente Designados, proibindo os cidadãos americanos de usar a ferramenta. 

O denunciante e ex-agente da NSA, Edward Snowden, falando remotamente da Rússia para o Camp Decrypt, disse que o Tornado Cash é “simplesmente uma ferramenta, não faz nada sem provocação humana” e o comparou a uma fonte de água em um parque público.

“Você aperta o botão e a privacidade aparece. Não faz nada a menos que você o pressione, mas é uma coisa muito simples. 

A sugestão de que isso é uma coisa ruim, muito menos o tipo de coisa que merece conceder ao governo uma autoridade de sanções nova e amplamente ilimitada – isso é algo profundamente iliberal e profundamente autoritário”, disse Snowden.

Ao criticar o governo dos EUA por visar o Tornado Cash, Snowden disse que parte do problema é o modelo da rede Ethereum, que exibe publicamente o histórico de transações de cada carteira. 

“Você obtém esse lixo gigante da história que o segue aonde quer que seja”, disse ele.

“E você cria todos esses exploradores de blocos e as pessoas veem todos os contratos inteligentes com os quais você interagiu no Ethereum; é problemático.”

“Bitcoin sofre da mesma coisa”, disse Snowden, “mas pelo menos – em grande parte porque não há tanta atividade baseada em contratos no Bitcoin – eles só veem o endereço A enviar para o endereço B e assim por diante.” 

O ex-agente da NSA e da CIA explicou como os detetives de blockchain ainda podem seguir a trilha digital: 

“Eles a seguem, mapeiam, veem onde ela se divide na cadeia e tentam ir para onde ela volta a um comum nó, ou eles rastreiam gastos”, disse ele.

“Com as ferramentas que eu tinha na NSA, em 2013, rastrear transações de Bitcoin teria sido muito, muito fácil”, disse Snowden. 

“E é por isso que, embora eu usasse Bitcoin para alugar os servidores que usava para me comunicar com jornalistas e passar arquivos massivos pela Internet anonimamente, eu estava usando Tor, estava usando serviços de mixagem.”

Após a repressão ao Tornado Cash, alguns provedores de carteiras tentaram criar suas próprias ferramentas semelhantes a mixers.

Snowden disse que é um começo, mas não é o suficiente. 

“Tem que ter isso no protocolo, tem que acontecer na blockchain”, disse.

“Precisamos que as pessoas possam fazer transações onchain, a qualquer momento, sem esforço, sem que percebam”, disse Snowden. 

“Da mesma forma que você se conecta ao Gmail por meio de um navegador da web, é usando HTTPS, você deve ter níveis de proteção de privacidade incorporados ao protocolo. E isso evita o tipo de tolice que vemos o governo dos EUA começando a se envolver com coisas OFAC e Tornado Cash.”

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile