Ícone do site Criptonizando

El Salvador concede sua primeira licença cripto à Bitfinex

presidente-de-el-salvador

A Bitfinex se tornou a primeira exchange de criptomoedas a ser registrada como Provedor de Serviços de Ativos Digitais (DASP) pelos reguladores de El Salvador.

O país latino-americano é pioneiro no setor, adotando o bitcoin como moeda legal em 2021. Sob o governo do presidente Nayib Bukele, El Salvador comprou quantidades da principal criptomoeda e lançou várias iniciativas relacionadas ao BTC.

Paolo Ardoino, CTO da exchange, comentou a decisão: 

“Isso permitirá que a Bitfinex Securities facilite a emissão e negociação secundária de ativos com direitos e obrigações claramente definidos, conforme descrito no novo regime regulatório de ativos digitais”, explicou.

O registro também permitirá que entidades (de pequenas empresas a governos) levantem capital e interajam com investidores que lidam com a classe de ativos.

Jesse Knutson, chefe de operações da Bitfinex Securities, disse que a demanda por produtos incluídos nos novos regulamentos, como ações tokenizadas e ativos com rendimento, aumentou recentemente:

“Os emissores estão ansiosos para acessar o mercado de ativos digitais, atraídos pela velocidade, eficiência de custos e facilidade de emissão em comparação com os ativos tradicionais. O mercado de ativos digitais é um mercado que, com mais de US$ 1 trilhão, ainda está engatinhando, mas está crescendo tremendamente rápido”, acrescentou.

El Salvador e o Bitcoin

A pequena nação centro-americana ganhou manchetes em setembro de 2021 ao declarar o bitcoin como um método de pagamento oficial em seu território.

O governo, liderado pelo presidente Bukele, iniciou vários projetos relacionados ao principal ativo digital nos anos seguintes, como acumular BTC em nível macroeconômico.

A decisão vem trazendo benefícios para o país, como o aumento do turismo, que cresceu 95% desde então, como destacou recentemente o governo.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile