El Salvador causou durante a conferência Bitcoin 2021 em Miami na tarde deste sábado (05).
O presidente do país está prestes a apresentar um projeto de lei que o tornará o primeiro país do mundo a adotar o Bitcoin como moeda com curso legal ao lado do dólar dos Estados Unidos.
Isso ajudará El Salvador a descobrir os benefícios infinitos do Bitcoin como uma rede aberta para o setor público do país, seus cidadãos e também para as empresas no dia a dia.
Transformando a economia
O presidente Nayib Bukele anunciou uma parceria colaborativa com o Venmo, Strike, da Bitcoin Lightning Network, enquanto falava durante a conferência Bitcoin 2021.
Bukele e Strike estão trabalhando em um plano para usar a tecnologia Bitcoin para construir a infraestrutura financeira inovadora do país.
“Este é o tiro ouvido ‘em todo o mundo para Bitcoin”, disse Jack Mallers, o fundador e CEO da Strike, acrescentando:
“O que é transformador aqui é que o Bitcoin é tanto o maior ativo de reserva já criado quanto uma rede monetária superior. Manter o Bitcoin fornece uma maneira de proteger as economias em desenvolvimento de choques potenciais da inflação da moeda fiduciária. ”
Além de ajudar El Salvador a mudar de uma economia predominantemente de dinheiro, a adoção do Bitcoin como moeda com curso legal também dará ao país o sistema de pagamento de código aberto mais seguro e globalmente integrado do mundo.
Além disso, o presidente afirmou que esse plano vai beneficiar os milhares de salvadorenhos sem conta bancária, além de gerar mais empregos no país.
Bukele apresentará o projeto na próxima semana para revisão pela assembleia legislativa do país. Com o partido político emergente populista de Bukele em vantagem no Congresso, a aprovação parece altamente provável. A nova legislação tornará inegavelmente El Salvador “o primeiro país Bitcoin”, conforme apontado por Mallers.
El Salvador reuniu uma equipe de especialistas em Bitcoin para o lançamento
El Salvador já criou uma equipe de líderes de Bitcoin em todo o mundo. Estes, portanto, ajudarão no desenvolvimento de um novo sistema financeiro com Bitcoin como camada base.
O CEO da Blockstream, Adam Back, por exemplo, contribuirá com tecnologias e satélites para ajudar El Salvador em sua tentativa de adotar o padrão Bitcoin.
A Blockstream também apoiará o desenvolvimento da indústria de mineração BTC no país da América Central. A mesma usará sua ampla experiência em mineração e gerenciamento de energia.
“Era uma inevitabilidade, mas aqui temos o primeiro país no caminho certo para fazer o Bitcoin com curso legal”, opinou Back.
Depois que o anúncio foi feito, os participantes da conferência explodiram de entusiasmo. A notícia também começou a ser tendência no Twitter e em outras plataformas de mídia social.
“Hoje, o país de El Salvador deu um pequeno passo para o Bitcoin, mas um passo gigante para a humanidade”, tuitou Bitcoin Bull e Anthony Pompliano da Morgan Creek .
El Salvador é o primeiro país a dar um passo tão corajoso, mas certamente não será o último.
LEIA MAIS: Cardano está adotando uma abordagem diferente da Ethereum e pode passar na frente