Se você não gostou da maneira como Nayib Bukele estava implementando sua política de Bitcoin em El Salvador, talvez suas últimas ações mudem sua mente, ou pelo menos façam você admitir que ele quer ser um pouco fofo.
Depois de vivenciar seus primeiros dias no verde, o presidente de El Salvador revelou que iria usar os recursos do investimento do BTC em seu país para construir um enorme hospital para animais de estimação.
O autodenominado ditador mais descolado do mundo compartilhou a notícia em sua conta no Twitter há algumas horas, junto com outros posts referenciando Bitcoin, um alerta sobre a iminente crise financeira, uma provocação aos seus oponentes que estão muito calados agora que o país está no lucro e vários retuítes de outros meios de comunicação.
Salve os filhotes!
O presidente de El Salvador compartilhou um vídeo de como seria o hospital, esclarecendo que não estava vendendo nenhum dos 700 BTC adquiridos para um fundo nacional criado para facilitar a conversão imediata entre BTC e USD para usuários da Chivo Wallet.
Em um de seus tweets, Bukele elaborou mais sobre sua ideia. O hospital será muito grande e contará com salões de cabeleireiro, escritórios, salas de aula e um auditório, além de instalações médicas, como consultórios, salas de cirurgia, reabilitação, hospitalização e salas de quarentena.
De acordo com as estimativas de Bukele, o hospital terá capacidade para atender 384 consultas, mais de 100 emergências, 64 cirurgias e 32 radiografias por dia.
Tudo isso é possível porque a ascensão do Bitcoin deixou o país com um superávit de US$4 milhões no Fundo Bitcoin – sem afetar a quantidade de BTC disponível. Considerando o exposto, Bukele decidiu usar uma parte de seus lucros para construir essa enorme infraestrutura.
A controvérsia sobre o Bitcoin em El Salvador vai além de cachorros e gatinhos
Desde que Bukele anunciou que seu país adotaria o Bitcoin como moeda legal, as reações em todo o mundo foram muito mistas.
Por um lado, figuras importantes como o cofundador da Ethereum Vitalik Buterin e instituições renomadas como o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional e as principais agências de classificação de crédito criticaram a forma como Bukele pretende implementar o uso do Bitcoin em seu país.
Por outro lado, os proponentes do Bitcoin afirmam que o presidente é um visionário e aplaudem a iniciativa com a premissa de que, eventualmente, será bom para o Bitcoin.
Portanto, as decisões financeiras estratégicas podem dividir um país, mas por mais que todos amamos cachorros, até o anúncio de um hospital para animais de estimação gerou polêmica.