A Electronic Frontier Foundation (EFF) se juntou aos defensores de privacidade contra a decisão do Departamento do Tesouro dos EUA de emitir sanções que proíbem os cidadãos americanos de usar o mixer de criptoativos Tornado Cash.
A EFF, uma organização de direitos digitais fundada há mais de três décadas, rastreia a tecnologia blockchain e os esforços regulatórios no setor.
“A EFF está profundamente preocupada com o fato de o Departamento do Tesouro dos EUA ter incluído um projeto de computador de código aberto, Tornado Cash, em sua lista de indivíduos sancionados.
Tornado Cash é um projeto de software de código aberto e site que publicou um misturador de criptomoedas descentralizado.”
O repositório de código aberto do Github, uma empresa privada, suspendeu a conta do desenvolvedor do Tornado Cash, Roman Semenov, em aparente resposta às sanções.
O repositório Tornado Cash publicou gratuitamente o código usado para executar o serviço de mixagem.
Depois que o Departamento do Tesouro sancionou o Tornado Cash em 8 de agosto, os defensores do mercado e da privacidade o consideraram um chamado à ação, intensificando os esforços para organizar uma resposta.
Os comentários da EFF vêm no mesmo dia em que a Coin Center, uma organização sem fins lucrativos, anunciou que está preparando uma contestação legal à proibição do Tornado Cash.
“Acreditamos que a OFAC excedeu sua autoridade estatutária ao sancionar o contrato inteligente Tornado Cash”, twittou Neeraj K. Agrawal, do Coin Center.
“Coin Center está explorando um desafio judicial.”
Jerry Brito e Peter Van Valkenburgh, do Coin Center, disseram que o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Tesouro ultrapassou seus limites ao adicionar o Tornado Cash à sua lista de cidadãos especialmente designados (SDN) e pessoas bloqueadas.
“Esta ação potencialmente viola os direitos constitucionais ao devido processo legal e à liberdade de expressão, e que a OFAC não agiu adequadamente para mitigar o impacto previsível que sua ação teria em americanos inocentes”, escreveram.
O Tornado Cash é uma ferramenta de privacidade que usa contratos inteligentes e permite que os usuários ofusquem a fonte de seus fundos e para onde estão indo.
Os usuários enviam criptoativos para o serviço, misturam os tokens entre si e as enviam para um destinatário.
“A privacidade dá a você a capacidade de se expressar, ser criativo, gastar seu tempo e seu dinheiro da maneira que quiser, sem o escrutínio dos outros”, escreveu Chris Tome O, chefe de marketing de crescimento da Electric Coin Company, a organização por trás do a moeda de privacidade Zcash .
“[A privacidade] protege nossos momentos íntimos, nossas ambições mais embaraçosas e nossas ideias radicais e a capacidade de sermos nós mesmos.”
“Essa coisa parece estar recebendo alguns compartilhamentos hoje. (Obrigado!) Escrevi porque é verdade. A privacidade é essencial para a criatividade, conexão, dignidade, consentimento e muito mais. É essencial para o florescimento humano. E é normal.”
Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.
Leia mais: Mineradora verde transforma lixo em bitcoin através da mineração