Ícone do site Criptonizando

Elon Musk aconselha investidores a não manter criptomoedas em aplicativos financeiros

Utilizando de sua conta na rede do Twitter, o CEO da Tesla deu um conselho a todos os detentores de criptomoedas. Elon Musk sugeriu que os investidores não mantenham suas carteiras criptográficas armazenadas em aplicativos como PayPal e Robinhood.

O conselho foi dado durante uma troca de ideias com a conta oficial da Freewallet na rede. O CEO censurou o aplicativo por não ter recursos suficientemente importantes, segundo ele o aplicativo deve ser evitado.

“Qualquer carteira criptografada que não forneça suas chaves privadas deve ser evitada a todo custo”, explica Musk. Ele ainda criticou a plataforma e seu funcionamento como um todo.

Para quem não está familiarizado, o Freewallet é um aplicativo que oferece uma forma de armazenar Bitcoins e outras criptomoedas online. A plataforma promete ser segura, porém não permite que os usuários possam controlar as próprias chaves privadas. Musk destaca a falta do recurso como um defeito grave. Na conversa, o CEO esclarece que sua carteira estava bloqueada e a Freewallet logo resolveu esses problemas.

No entanto, a crítica de Musk pode se aplicar a muitos outros aplicativos com a mesma dinâmica de funcionamento. Entre estes, podem ser destacados o Robinhood e o PayPal.

Como funcionam tais aplicativos

As duas plataformas (Robinhood e PayPal) permitem a realização de transações entre os usuários com Bitcoins e criptomoedas em geral, como compra e venda. Contudo, nenhuma das duas oferece a opção de custodiar as próprias moedas.

Isso significa que os usuários não têm a capacidade de possuir as próprias chaves privadas em de enviar as criptomoedas para fora desses aplicativos. Em outras palavras, as plataformas expõem o preço das moedas, mas não permitem que os usuários as possuam da mesma forma que poderiam em carteiras privadas, por exemplo.

Por que Elon Musk aconselha a não usar os aplicativos?

No mundo das blockchains, os donos de criptomoedas podem controlar as ações de seus fundos a partir de uma chave privada e uma frase-semente. Ambos os recursos funcionam como uma senha para o acesso às moedas. Por isso, quando tais investidores usam uma carteira criptográfica própria para armazenar seus Bitcoins e afins, eles têm total controle sobre seus bens.

Na comunidade da criptografia, existe um mantra: “Nem suas chaves, nem suas moedas”, que significa que, a não ser que os usuários possuam as chaves privadas de suas próprias moedas, eles não possuem moeda alguma. Na realidade, quando se confia em serviços de terceiros para armazenar suas criptomoedas, quem as segura, não é você, e, sim, o aplicativo em questão.

Portanto, os fãs da criptografia, como o CEO da Tesla (que agora vale U$ 1,5 bilhão) Elon Musk, tendem a evitar qualquer aplicativo que não permita aos usuários ter acesso às próprias chaves privadas.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile