Elon Musk recentemente compartilhou um vídeo do economista Milton Friedman em seu perfil no X. No vídeo, Friedman surge explicando o efeito destrutivo da inflação para as sociedades.
Segundo o economista, a inflação é causada principalmente por conta dos gastos excessivos dos governos, que levam a déficits sistemicos:
“Inflação é a mais destrutiva doença para sociedades modernas. Não há nada que destrua tão completamente uma sociedade quanto deixar a inflação correr solta. A inflação não sobe porque os consumidores são gastadores. […]
A inflação não sobe porque os homens de negócios são gananciosos. A inflação sobe porque existem cidadãos pedindo para que políticos realizem o impossível“.
O economista que previu o Bitcoin
A ideia de que um dinheiro nativo da internet iria surgir no futuro se tornou popular nos anos 80 e 90. Em certa ocasião, Friedman afirmou que a criação de um dinheiro descentralizado da internet era praticamente inevitável.
O economista, que era conhecido por frequentar programas de TV, afirmou:
“Acho que a Internet será uma das principais forças para reduzir o papel do governo.“
“A única coisa que está faltando, mas que em breve será desenvolvida, é um e-cash confiável, um método na internet você pode transferir fundos de A para B, ou de B para A, sem que A conheça B ou B conheça A”.
Na prática, o Friedman foi capaz de prever o surgimento do Bitcoin e das criptomoedas de forma geral.