Ícone do site Criptonizando

Elon Musk lança empresa de inteligência artificial (IA)

Elon Musk lança empresa de inteligência artificial (IA)

Elon Musk está trabalhando em uma nova startup de inteligência artificial (IA) para rivalizar com empresas como a OpenAI, criadora do ChatGPT, e a Bard, do Google. Segundo um relatório recente do Financial Times, o bilionário está reunindo uma equipe de acadêmicos e engenheiros de IA para a nova empresa, que terá o intuito de detectar e destacar a manipulação da opinião pública nas plataformas de mídia social.

O magnata lançou a X.AI Corp, sendo o único diretor declarado da empresa, enquanto Jared Birchall, diretor do family office de Musk, é o secretário da firma. O negócio recebeu o nome de uma tentativa anterior de Musk de criar um “aplicativo para tudo” chamado X, mencionado em seus tweets e entrevistas.

Certamente, o novo nome da empresa do dono do Twitter pode explicar a publicação enigmática de um “X” que ele fez na última semana na rede social do passarinho. Quando a mesma foi publicada, um fã do XRP especulou que o bilionário estava se referindo ao token da Ripple.

Outro passo que o CEO da Tesla deu foi garantir milhares de unidades de processadores gráficos, que são sistemas de computador necessários para executar modelos de inteligência artificial e processar gráficos de ponta. Ainda segundo o relatório, Musk está negociando com os investidores da SpaceX e da Tesla sobre a possibilidade de obter novos fundos para o empreendimento.

Musk e a OpenAI

Em 2015, Musk co-fundou a OpenAI com outros empreendedores e pesquisadores de IA, mas deixou o conselho em 2018 para se concentrar na Tesla. Desde a explosão do ChatGPT, o segundo homem mais rico do mundo tem sido um grande crítico do chatbot, alegando que a inteligência artificial oferece censura quando as respostas não são politicamente corretas.

Além disso, Musk, ao lado de outros nomes importantes da indústria de tecnologia, pediu um atraso de seis meses no desenvolvimento de sistemas de IA mais poderosos do que o GPT-4 da OpenAI, citando possíveis riscos e ameaças à sociedade.

O objetivo principal deste documento seria permitir a criação de protocolos de segurança em conjunto para mitigar os riscos associados com a tecnologia. Contudo, o novo passo de Musk parece mostrar que a petição é mais focada em não fazer o empresário perder a corrida de IA.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile