Elon Musk anunciou há alguns dias o lançamento da xAI, uma startup baseada em Inteligência Artificial generativa. O chatbot nomeado de Grok já está disponível para usuários selecionados.
Curiosamente, a IA é baseada no livro Guia do Mochileiro das Galáxias. O livro conta com duas IAs principais, o robô Marvin e o sistema da nave Coração de Ouro.
“Grok é uma IA modelada a partir do Guia do Mochileiro das Galáxias, com a intenção de responder quase tudo e, muito mais difícil, até mesmo sugerir quais perguntas fazer!
Grok foi projetado para responder perguntas com um pouco de inteligência e tem uma veia rebelde, então, por favor, não o use se você odeia humor!”, afirma o site da xAI.
O site da empresa de IA afirma que a Inteligência possui acesso amplo ao X (Twitter), o que o ajuda a obter conhecimento do mundo real. Além disso, a xAI destacou que o modelo foi treinado por apenas 2 meses, e que está apenas na sua base beta:
“Uma vantagem única e fundamental do Grok é que ele possui conhecimento do mundo em tempo real por meio da plataforma 𝕏. Ele também responderá a perguntas picantes que são rejeitadas pela maioria dos outros sistemas de IA.
Grok ainda é um produto beta muito inicial – o melhor que poderíamos fazer com 2 meses de treinamento – então espere que ele melhore rapidamente a cada semana que passa com a sua ajuda.”
IA e as criptomoedas
O mercado de IA e criptomoedas tem se tornando cada vez mais simbióticos ao longo do tempo. Notavelmente, mineradoras de Bitcoin e criptomoedas têm diversificado suas operações para Inteligência Artificial.
Isso ocorre pois os modelos de IA também precisam de computação de alto desempenho para funcionar. Por sua vez, as mineradoras também funcionam através de hardware especializado e otimização energética.
Leia mais: Mineradora recebe empréstimo de US$ 600 milhões e vai investir em hardware de IA