Ícone do site Criptonizando

Em meio ao colapso da moeda, Turquia vai votar projeto sobre criptomoedas

Turquia - Bitcoin

O projeto de lei sobre o mercado de criptomoedas na Turquia está pronto e em breve será enviado ao parlamento, disse o presidente turco Recep Tayyip Erdoğan na sexta-feira, durante uma entrevista coletiva em Istambul.

“Vamos dar um passo imediatamente e enviar [o projeto de lei] ao parlamento”, afirmou Erdoğan. 

Embora o presidente do país não tenha revelado muitos detalhes sobre o projeto, ele disse em setembro que o governo “não tem absolutamente nenhuma intenção de abraçar as criptomoedas”.

Erdoğan disse na época que o país iria “avançar com nossa própria moeda, que tem sua própria identidade”.

Apesar das palavras não muito animadoras para o mercado de criptomoedas, não há expectativa de uma proibição geral do setor. O Ministro do Tesouro e Finanças, Lütfi Elvan, descartou a possibilidade de proibição em maio, citando o desaparecimento de duas exchanges do país.

Mertcan Bayraktar, um advogado que representa várias vítimas de Thodex no tribunal, disse à Decrypt que não espera que o escândalo Thodex e da Vebitcoin molde a regulamentação do mercado. Ele acredita que a lei vai enfatizar a tributação e o status legal das exchanges, que devem ser tratadas como bancos ou casas de câmbio.

O status das exchanges de criptomoedas se tornou bastante importante porque os turcos as usam cada vez mais para vender a lira turca por moedas estáveis ​​atreladas ao dólar americano, conforme a moeda local colapsa em meio a inflação.

A lira turca caiu 34% em relação ao dólar americano este ano, mas subiu esta semana, após uma queda vertiginosa no início deste ano.

“Embora os turcos idosos usem bancos e casas de câmbio para comprar dólares americanos, as exchanges de criptomoedas são muito populares para pessoas com menos de 40 anos [para comprar stablecoins atrelados ao dólar]”, disse Bayraktar. 

As exchanges de criptomoedas estão abertas 24 horas por dia, 7 dias por semana e oferecem taxas melhores do que os bancos ou casas de câmbio quando se trata de comércio de moeda estrangeira, explicou.

Leia mais: Bitcoin Bonds: entenda como a Cidade do Bitcoin vai ser financiada em El Salvador

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile