Parece que não são apenas as criptomoedas que passam pela volatilidade do mercado. Nos últimos dias, dois dos maiores índices de ações da China se tornaram os mercados de pior desempenho da Ásia-Pacífico.
O CSI 300, que acompanha as maiores ações da China continental, e o índice Hang Seng, que acompanha as ações de Hong Kong, caíram 8,3% e 7,88% até agora neste ano, respectivamente, de acordo com um relatório da CNBC.
O declínio é considerado resultado das ações regulatórias da China na maioria de seus maiores setores, incluindo tecnologia, educação e alimentação e serviços de entrega.
Alibaba, Tencent e Meituan, alguns dos maiores nomes de tecnologia da China, estão entre os mais atingidos, já que o governo tenta conter o domínio do mercado.
Ações de empresas chinesas despencam
Além disso, as ações de empresas chinesas listadas nos EUA despencaram quando Pequim emitiu novos regulamentos que reprimem empresas de tecnologia educacional que fornecem serviços como aulas particulares. Uma das empresas, a New Oriental, viu suas ações caírem 60% na abertura do mercado, em 23 de julho, quando o anúncio foi feito.
No que os observadores notaram como a maior queda em dois dias desde a crise financeira de 2008, o índice Golden Dragon China listado pela Nasdaq, que acompanha as maiores empresas chinesas listadas nos EUA, caiu 15%.
Desde fevereiro, o índice caiu 45%, eliminando cerca de US$770 bilhões de seu valor. Isso, já que os investidores, locais e internacionais, estão vendendo maciçamente para sair do mercado devido à repressão regulatória em curso no país.
Mercado das criptomoedas em sinal verde
Enquanto isso, o muitas vezes criticado mercado de criptomoedas tem prosperado. As duas maiores criptomoedas por capitalização de mercado, Bitcoin e Ethereum, tiveram um crescimento significativo em vários indicadores.
Apesar do Bitcoin ter sofrido sua maior queda neste ano, os dados indicam que a maioria dos investidores em Bitcoin ainda está lucrando. O Bitcoin e a Ethereum também vêm recuperando o terreno perdido e parecem estar revertendo a tendência de baixa do mercado.
O Bitcoin subiu 26,57% nos últimos sete dias, enquanto a Ethereum também subiu 21,35% no mesmo período. É irônico que as ações da China estejam despencando depois que o país despachou os mineiros de Bitcoin.
A China perdeu muitas receitas ao banir a mineração de Bitcoins e está perdendo mais indo atrás de suas grandes empresas de tecnologia, orquestrando a volatilidade do mercado.
LEIA MAIS: Volumes de negociação de criptomoedas e AUM continuam caindo ao longo de julho