Embaixador da Cardano (ADA) comenta melhorias trazidas pelo fork Chang

Embaixador da Cardano (ADA) comenta melhorias trazidas pelo fork Chang
Pixabay

A Cardano (ADA) passou com sucesso pelo fork Chang em 1º de setembro de 2024. Essa atualização marca o início da “era Conway”, período importante dentro da fase Voltaire, que trará maior descentralização para a altcoin.

O destaque deste upgrade é a implementação de um novo modelo de governança, que permite aos investidores da Cardano participarem diretamente dos processos de tomada de decisão da plataforma de contratos inteligentes.

Para que você possa entender melhor essa nova etapa da concorrente do Ethereum (ETH), convidei o embaixador da Cardano no Brasil, Marcus Vinicius, para compartilhar uma visão mais profunda sobre o fork Chang.

Uma nova era para a Cardano

Segundo Marcus, o fork trouxe duas mudanças funcionais chave.

A primeira é a introdução de uma governança descentralizada, que, na verdade, se refere à criação de novas entidades para lidar com variáveis de regência.

Uma parte dessas entidades são os corpos de governança, como, por exemplo, o comitê constitucional e as stake pools.

“As chaves da Cardano para controlar as variáveis de protocolo sairão das entidades nucleares, que são a Cardano Foundation, a Emurgo e a IOG, e passarão para essas novas entidades”.

Marcus ressaltou que, embora no começo o foco esteja no comitê constitucional, haverá outro fork em noventa dias, que abrirá mais funções de governança para outros corpos.

“Outras entidades incluirão as ações de governança, como, por exemplo, o saque na tesouraria ou uma ação de pool de enquete”.

Já o segundo ponto chave é a introdução do Plutus V3, que adiciona alguns primitivos que facilitarão o uso de zero knowledge, a interoperação com assinaturas de Ethereum e algumas computações onchain.

De acordo com os exemplos citados pelo embaixador da Cardano, esses primitivos são:

  •  BLS12-381: Par de curvas que funciona de forma eficiente para zero knowledge.
  •  Blake2b-224: Função de hash que serve para algumas computações de assinatura.
  •  Keccak-256: Útil para interoperabilidade com o Ethereum.

Além disso, Marcus destaca que veremos melhorias na performance da altcoin e um kit para desenvolvedores que aprimorará o uso do Plutus, linguagem central da Cardano.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon dezembro 18, 2024

O que esperar do token Vana (VANA) em 2025?

Escrito por Thiago Barboza
Pesquisa da CVM revela perfil do investidor cripto brasileiro
icon dezembro 19, 2024

Pesquisa da CVM revela perfil do investidor cripto brasileiro

Escrito por Thiago Barboza
ASIC da Austrália processa a Binance por classificar erroneamente investidores de varejo
icon dezembro 20, 2024

ASIC da Austrália processa a Binance por classificar erroneamente investidores de varejo

Escrito por Ebo Victor