Ícone do site Criptonizando

Empresa argentina vai adicionar serviços com criptoativos em caixas eletrônicos tradicionais

bitcoin-criptomoedas-caixa-eletrônico coin cloud

A Action Point, uma startup argentina, desenvolveu uma solução que permite que os bancos ofereçam serviços com criptoativos por meio de suas infraestruturas de caixas eletrônicos já existentes. 

A empresa oferece esse serviço em parceria com a Lirium AG, organização cripto que já implementou a solução em mais de uma dezena de caixas eletrônicos no país.

A ferramenta permite que cada organização bancária preserve seu próprio aplicativo digital como única forma de acessar seus serviços. 

Para a operação deste serviço, apelidado de Crypto Solution, a Action Point fez parceria com a Lirium AG, uma empresa de criptomoeda como serviço baseada em Liechtenstein, que também fornece serviços plug-and-play, para ajudá-los a cumprir os requisitos de conformidade.

Sobre como a conformidade é fundamental para esse tipo de ferramenta, o COO da Lirium, Martín Kopacz, afirmou:

“Globalmente, uma das principais demandas para os bancos tem a ver com a conformidade, em que os operadores de caixas eletrônicos cripto devem demonstrar recursos para monitorar sua base de clientes, principalmente em carteiras que podem estar conectadas a atividades criminosas. 

Assim nasceu a Crypto Solution, uma ferramenta de criptomoeda para aplicativos bancários que abrange todos os aspectos regulatórios, técnicos, operacionais e de segurança.”

Essa proposta busca potencializar a base de caixas eletrônicos de criptomoedas no país, que ainda está em fase de crescimento. 

De acordo com números do Coin ATM Radar, a Argentina possui apenas 13 caixas eletrônicos habilitados para criptoativos, a maioria deles localizados em Buenos Aires, capital do país.

A Colômbia experimentou um boom de caixas eletrônicos de criptomoedas no ano passado, com 50 unidades já operando no país. 

O país com a rede de caixas eletrônicos cripto mais extensa da América Latina é El Salvador, com 212 unidades. 

Essa explosão de caixas eletrônicos de criptomoedas faz parte do lançamento da carteira Chivo, a carteira apoiada pelo governo, após a aprovação do bitcoin como moeda legal no país no ano passado.

Outras empresas de caixas eletrônicos de criptomoedas também estão interessadas em entrar na América Latina, já que a Bitbase, uma organização com sede na Espanha, já está se preparando para lançar operações na Venezuela este ano.

Durante a primeira semana de agosto de 2022, o número de caixas eletrônicos de Bitcoin e criptoativos operando globalmente ultrapassou a marca de 39 mil. 

No total, 614 operadoras de caixas eletrônicos de criptomoedas instalaram 39.011 caixas em 77 países, de acordo com as métricas registradas pelo coinatmradar.com. 

Em 1º de janeiro de 2017, havia aproximadamente 969 caixas eletrônicos de criptoativos em todo o mundo e, desde então, as instalações cresceram 3.925%.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Estados Unidos bane Tornado Cash, mixer do Ethereum

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile