Ícone do site Criptonizando

Empresa de segurança alerta: NFTs são especulação

empresa-de-seguranca-nfts

Um alerta da empresa de segurança ESET a investidores informa que os NFTs são especulação. Contudo, informou que este seria apenas um dos riscos que as pessoas poderiam ter ao se envolver com a nova classe de ativos digitais.

A ESET é uma companhia de segurança da informação fundada em 1992, sediada na Bratislava, Eslováquia. Seu comunicado vem com o intuito de informar às pessoas sobre essa classe de ativos blockchain.

O investimento em NFTs é tido como promissor por investidores iniciantes. Mas, segundo o novo levantamento da empresa de segurança cibernética, a verdade sobre isso pode ser totalmente oposta.

Aliás, vale ressaltar que, desde 2021, o mundo de colecionáveis registrados em blockchain movimentou bilhões de dólares. Nesse sentido, devemos considerar que o Brasil é o segundo maior mercado investidor em NFT no mundo.

Empresa de segurança ESET emite alerta sobre riscos com NFTs

A ESET divulgou um novo estudo no qual afirma que o atual mercado de NFTs pode levar investidores a diversas armadilhas.

A partir de dados levantados pela empresa eslovaca, o custo das transações envolvendo os NFTs pode gerar problemas.

Só para exemplificar, ataques de phishing e esquemas pump and dump podem estar presentes, levando os possíveis compradores a um mau investimento.

De acordo com Jake Moore, Global Security Advisor da ESET os NFTs são especulações sem nenhuma evidência real:

“Defensores e investidores iniciais afirmam que os mercados da NFT criaram a estrutura para uma nova economia digital e há muitas pessoas animadas com o futuro dessa tecnologia. O medo de perder algo que alguns sentem é alto, e isso é óbvio quando vemos imagens de baixa resolução dos macacos da série Bored Ape, memes ou mesmo NFT que pousam no metaverso e podem custar milhares de dólares. Estamos potencialmente em uma evolução e sempre há dinheiro para fazer neste cenário. Mas NFTs são especulação, ou mesmo apenas uma suposição sem nenhuma evidência real. O importante é ter cuidado e ficar protegido enquanto desfruta de inovações tecnológicas.”

Como diminuir os riscos?

Apesar do mercado de NFTs ser considerado de alto risco, Moore não descarta a possibilidade de que no futuro a arte migre para a arena dos tokens não fungíveis.

Ao mesmo tempo que essa classe de ativos dão mais controle aos artistas sobre suas obras, sua precificação perante seu valor é mais justa.

O grande alerta da empresa é:

·   Certifique-se de que as chaves privadas ou frases seed para acessar os criptoativos permaneçam em um lugar realmente seguro; nunca as compartilhem com ninguém.

·   Se você receber uma mensagem direta de alguém que afirma ser um fundador, celebridade ou influenciador, não responda ou clique em links que possa compartilhar. Infelizmente, é assim que há golpes.

·   Se você ainda quiser comprar um NFT, faça sua pesquisa para ter certeza de comprar o item de uma conta verificada. Não é uma má ideia procurar a marca azul ao lado do perfil do artista no mercado NFT, embora não seja de forma alguma uma garantia da legitimidade da conta.

·   Se você comprar um NFT, tente também tomar posse do ativo tangível ou digital (na forma de um arquivo JPEG, MP3 ou PDF) diretamente. Isso nem sempre é possível, mas ajuda a confiar que o que você está comprando é genuíno. Novos golpes estão aparecendo na cena da NFT o tempo todo.

·   A melhor maneira de evitar novas e existentes modalidades de golpes é se manter informado e investigar.

LEIA MAIS: Compra de criptomoedas com notas falsas acaba em prisão

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile