O mercado de NFTs acaba de ganhar um novo marketplace focado nos fãs e colecionadores de artes plásticas convencionais.
Recentemente lançada, a Cryga (Crypto Gallery) comercializa NFTs de obras de artistas mundialmente consagrados.
Além disso, a nova plataforma de tokens não fungíveis fornece toda documentação da obra, com todos os registros em blockchain.
A Crypto Gallery chega ao mercado com o objetivo de ser a maior plataforma descentralizada especializada em negociação, registro e autenticação de obras de arte físicas e NFTs.
O marketplace tem um token próprio, o $cryga. Com ele, é possível comprar as obras de arte e acessar outros serviços da plataforma.
O token $cryga também será utilizado para recompensar os usuários, com a criação de incentivos para aqueles que participam mais ativamente.
Muito mais que um marketplace
De acordo com o site da empresa, um dos serviços oferecidos pela Cryga é a tokenização das obras de arte. A empreitada inclui a análise e registro das obras com a ajuda de inteligência artificial.
Assim, fora a venda das obras, a empresa pretende gerar receita através da cobrança pelas análises e pela emissão de certificados.
Segundo o roadmap da Crypto Gallery, um metaverso próprio será construído com diversos espaços virtuais para exposição das obras.
O acervo inicial conta com obras de artistas históricos e consagrados mundialmente como Francisco de Goya, Salvador Dali, Jean-Michel Basquiat, Pablo Picasso, Constantin Brancusi, Fernando Botero, Tarsila do Amaral, Candido Portinari, Di Cavalcanti e Antônio Bandeira.
A princípio, o cliente que adquirir um NFT de uma obra terá exclusividade sobre ele, pois será feito apenas 1 NFT por obra física.
De modo semelhante, na aquisição da obra física, caso esta seja posta à venda, o comprador do NFT terá prioridade para ser o primeiro a receber a oferta de compra.
A trajetória da empresa começou em 2020, quando foram em busca de grandes colecionadores mundiais.
A tarefa é quase um desafio, já que colecionadores geralmente preferem se manter no anonimato e não é exatamente fácil conseguir contato com eles.
Por fim, a Cryga conta com um acervo de mais de 5.000 obras que somam um valor total acima de US$2 bilhões de dólares.
Leia mais: Banco24Horas passa a vender vales presente