Ícone do site Criptonizando

Endereço de Satoshi Nakamoto recebe transferência misteriosa de 26 bitcoins

O criador do Bitcoin pode voltar e gastar as suas moedas, acredita CTO da Ripple

Dois dias após o 15º aniversário do Bitcoin, um endereço não identificado transferiu cerca de 26 bitcoins, avaliados em US$ 1,19 milhão, para o endereço Genesis de Satoshi Nakamoto. 

Originada em 3 de janeiro de 2009, esta carteira acumulou transações de pequeno valor, provavelmente enviadas por entusiastas da rede. 

Incluindo a recompensa do bloco, pequenas transações de poeira e o recente depósito de 26.917 bitcoins, o endereço agora acumula 99.676 bitcoins, equivalente a US$ 4,35 milhões, com base nos preços atuais (06/01/24).

O bloco Gênesis do Bitcoin ocupa uma posição distinta como o bloco inaugural da blockchain. Sua recompensa de mineração de 50 BTC está congelada por não ter sido incluída no conjunto de saídas de transação não gastas (UTXOs), uma peculiaridade decorrente da codificação inicial. 

Este resultado não foi necessariamente deliberado, mas sim um artefato da estrutura original do código. Na rede Bitcoin, gastar envolve a elaboração de uma transação que cita UTXOs específicos como entradas. 

Ausente do conjunto UTXO, a recompensa do bloco gênese permanece inutilizável. Apesar disso, a carteira continuou a receber moedas nos últimos 15 anos, incluindo transações de poeira e mensagens onchain, embora nenhuma tenha se igualado à recente transação.

O fundador do Btcparser, que notou a transferência, destacou:

“No mundo do Bitcoin, as transações recebidas não são prova, mas as transações efetuadas são”, indicando que o montante não deve ter sido enviado por Satoshi.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile