Ícone do site Criptonizando

Entenda como as carteiras de Bitcoin com transação instantânea estão ganhando impulso em 2019

A Lightning Network é uma tecnologia que vem sendo desenvolvida para tornar o Bitcoin mais escalável, prometendo trazer transações instantâneas e com custo baixíssimo.

Ao reduzir as taxas de rede, as pequenas transações estão ficando mais acessíveis nas carteiras de Bitcoin que usam a Lightning Network. Como consequência, essas carteiras estão ganhando força em 2019.

Um exemplo dessa evolução é a startup espanhola BlueWallet, que tinha apenas 5 mil usuários em 2018 e, só neste ano, já teve 35.000 downloads até o momento, de acordo com Nuno Coelho, cofundador da empresa.

Em entrevista à CoinDesk, Coelho afirmou que as carteiras construídas no mercado da rede Lightning, que oferecem conexões para serviços externos, facilitam quase 10 mil referências por mês.

Com isso, já são mais de 100 mil transações instantâneas completadas pelos usuários da BlueWallet, que após um ano de operações está levantando sua primeira rodada de capital de risco.

“Agora, estamos trabalhando em preparar a carteira para a próxima corrida de touros”, disse à Coindesk. “Permitir que os usuários tenham mais controle sobre as taxas quando o mercado estiver com taxas mais altas.”

A carteira do Lightning Labs, lançada em junho, atraiu 2.000 downloads nas primeiras 24 horas. Em seguida, a Samourai Wallet anunciou uma parceria com a Nodl, fabricante de nós francesa, para tornar sua carteira móvel compatível com transações instantâneas da Lightning.

Enquanto isso, a carteira Zap teve mais de 500 downloads desde o início de junho, e segundo seu criador, Jack Mallers, atualmente a carteira conta com mais de 25.000 downlaods de desktop e 1.000 usuários ativos do Test Flight no iOS.

Mallers disse ao site que, segundo os dados da App Store e horários em que os usuários interagem com o aplicativo, a Zap, que possui apenas 33% dos usuários localizados nos Estados Unidos, está ganhando força na Indonésia, Filipinas e no Japão.

Enquanto carteiras populares que não operam na rede Lightning, como Jaxx e Bread, obtém receita com uma porcentagem das taxas de transação, carteiras de código aberto como a BlueWallet e a Zap, estão focadas em seu modelo de negócios enquanto buscam estabilizar seus produtos ao invés de priorizar os lucros logo de início.

Os desenvolvedores da Lightning Labs diseram a mesma coisa à Coindesk, afirmando que a startup oferecerá serviços premium para os usuários futuramente, mas coletar taxas também não é uma prioridade para o time.

“Não ficou muito claro como uma carteira desse tipo ganharia dinheiro. O ponto da carteira de Lightning é ajudar na escalabilidade”, disse Mallers.

Coelho argumentou que “não dá para acelerar o desenvolvimento do bitcoin”.

“Nós vemos isso como um projeto de longo prazo, de 5 a 10 anos”, afirmou. “Nosso objetivo era apenas mostrar que isso é o que a Lightning Network poderia ser no futuro.”

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile