Ícone do site Criptonizando

Equipe de criptomoeda do Facebook trabalha em novo projeto em blockchain

libra facebook criptomoeda bitcoin

Alguns membros do projeto de criptomoeda do Facebook, o Diem, agora extinto, se uniram e anunciaram planos para prosseguir com o desenvolvimento de uma nova rede blockchain. 

A notícia foi compartilhada por meio de uma postagem em um blog no Medium, publicado na quinta-feira (24 de fevereiro).

De acordo com o comunicado, a nova equipe chamada Aptos Labs reuniu especialistas, incluindo criadores originais, pesquisadores, designers e construtores de Diem. 

O esforço é voltado para a criação de um novo projeto independente focado em fornecer um blockchain de camada 1 seguro.

Além disso, a equipe disse que aproveitou a tese original do white paper da Libra para construir sua rede descentralizada renovada.

Além disso, a Aptos é liderada por Avery Ching e Mo Shaikh, que trabalharam anteriormente na construção da carteira digital Novi da Meta. 

Ching também é considerado um co-criador do protocolo de consenso Byzantine Fault Tolerance (BFT) implantado na blockchain Diem. 

O BFT garante que sistemas de computador complexos continuem funcionando mesmo se alguns componentes quebrarem.

Em relação ao motivo por trás do relançamento do projeto, Shaikh destacou que a ideia inicial do Facebook era entregar uma solução segura, escalável, neutra e acessível para bilhões de usuários. 

Embora a pressão dos reguladores tenha levado a gigante da mídia social a encerrar o projeto, Shaikh opinou que a visão por trás de Diem não acabou.

Um trecho da postagem do blog de autoria de Sheikh diz:

“Tivemos o luxo de pensar sobre esses problemas ao lado de alguns dos engenheiros mais brilhantes do mundo há anos. 

Desde que saímos do Meta (antigo Facebook), conseguimos colocar nossas ideias em prática, abandonar a burocracia e construir uma rede totalmente nova do zero que as leva a se concretizar.”

A Aptos também planeja garantir US$ 200 milhões em financiamento da grande empresa de capital de risco Andreessen Horowitz, juntamente com uma série de investimentos em criptomoedas de partes interessadas do setor.

Fim da Libra

A Libra foi originalmente criada como um método de pagamento global por Morgan Beller, David Marcus e Kevin Weil em junho de 2019. 

O projeto de ativos digitais também foi apoiado pelo Facebook e recebeu apoio de grandes provedores de serviços financeiros como PayPal, eBay, Visa, e MasterCard, para citar alguns.

No entanto, os reguladores nos EUA e em toda a Europa expressaram preocupações de que o ativo virtual possa contornar os sistemas antilavagem de dinheiro estabelecidos. 

O projeto acabou sendo renomeado como “Diem em dezembro de 2020, mas a medida pouco fez para estancar a crescente pressão dos vigilantes financeiros.

No final de dezembro de 2021, Marcus deixou o cargo de líder do projeto após várias tentativas fracassadas de receber aprovação e licenciamento dos reguladores. 

Algumas semanas depois, o Facebook, agora renomeado Meta, anunciou a decisão de vender ativos do projeto Diem e devolver capital aos investidores.

Leia mais: CEO da Coinbase e Kraken são investigados após recomendarem custódia de Bitcoin

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile