Ícone do site Criptonizando

Especialistas afirmam que Libra não é uma blockchain de verdade; Governo americano pede suspensão do projeto

facebook criptomoeda libra-carteira-novi-calibra

Créditos da imagem: http://www.shopcatalog.com/

Após analisar documentos técnicos e testar o protocolo Libra, é seguro dizer que especialistas em blockchain ficaram, no mínimo, desapontados com o projeto do Facebook.

De acordo com o desenvolvedor de Bitcoin, Tamas Blummer, o gigante das mídias sociais está abusando de sua posição para entrar no universo blockchain.

“Tentar comprar liderança em uma tecnologia de ponta é muito caro e provavelmente fútil. Tenho certeza de que isso será um fracasso muito caro, mas é um ótimo abridor de portas para o Bitcoin.

Blummer não parou por aí e afirmou que o blockchain da Libra se parece mais com a Ethereum do que com o Bitcoin.

Libra resembles Ethereum more than Bitcoin. It contains all the features that make Ethereum garbage. account model, generic language, gas, on-chain scaling with sharding, some BFT consenus. In addition it has to implement all KCY and AML. A sure disaster in slow motion.

— Tamas Blummer (@TamasBlummer) June 18, 2019

“Libra lembra Ethereum mais do que Bitcoin. Ela contém todas as características que tornam a Ethereum um lixo. Modelo de conta, linguagem genérica, gas, escala on-chain com fragmentação, algum consenso de BFT. Além disso, tem que implementar todos os KCY e AML. […] Um desastre certo em câmera lenta.”

O engenheiro e educador de Bitcoin, Jameson Lopp, fez uma análise mais profunda do projeto, onde concorda com a afirmação de Blummer, mas se mostra cético a respeito da capacidade do projeto de resolver os problemas que tem atormentado a equipe da Ethereum.

“Aparentemente o Facebook não resolveu nenhum dos grandes problemas que a Ethereum vem trabalhando há anos.”

“O que o Facebook, ou qualquer empresa como o Facebook, está propondo não é uma criptomoeda. Não possui nenhuma das características fundamentais da criptomoeda. Não fica nos cinco pilares de um blockchain aberto. Na verdade, não tem nada disso.”

Essa foi a avaliação de Andreas Antonopoulos, um dos maiores experts de Bitcoin e Blockchain de código aberto do mundo.

Lopp, por sua vez, embora admita que o protocolo é eficiente e impressionante, também afirma que o projeto não se trata de uma blockchain.

“Este protocolo parece ser muito bem desenhado… [mas] A ‘Libra Blockchain’ não uma blockchain de verdade… Não existe estrutura de dados blockchain no protocolo Libra.”

Maxine Waters, presidente do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos EUA, pediu que o Facebook suspenda o desenvolvimento do projeto até que o mesmo possa ser examinado pelo Congresso e os reguladores.

“O Facebook tem dados sobre bilhões de pessoas e mostrou repetidamente um desrespeito pela proteção e pelo uso cuidadoso desses dados […] Com o anúncio de que planeja criar uma criptomoeda, a mídia social continua sua expansão descontrolada e amplia seu alcance para as vidas de seus usuários.”

O principal democrata do comitê, senador Sherrod Brown, afirmou que os reguladores devem garantir que os usuários do Facebook estejam protegidos. No entanto, não identificou quem ficaria responsável por policiar a criptomoeda.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile