Ícone do site Criptonizando

Estrutura regulatória global de criptomoedas aparecerá em 2022, afirma o chefe do centro de inovação do BIS

Parceira de criptomoedas do PayPal, Paxos capta US$300 milhões em financiamento

Em sua recente entrevista ao The Financial Times, o chefe do Centro de Inovação do BIS, Benoit Coeure, revelou que uma estrutura regulatória global para criptomoedas provavelmente estará pronta em 2022.

Coeure observou que é hora de uma regulamentação abrangente, uma vez que as criptomoedas estão se tornando populares em um passo rápido.

O ex-membro do conselho executivo do Banco Central Europeu parece estar particularmente preocupado com o crescimento acelerado do setor financeiro descentralizado (DeFi), que representa uma ameaça às finanças tradicionais (TradFi), criando assim “riscos sistêmicos”.

Cooperação global

O proeminente economista francês afirma que diferentes jurisdições podem estar a caminho de propor abordagens irregulares para regulamentar as criptomoedas que serão ineficientes em escala global.

No entanto, ele acredita que ainda há tempo suficiente para evitar a arbitragem regulatória e criar uma estrutura regulatória global para a classe de ativos nascente.

As preocupações com a privacidade podem ser o maior obstáculo para uma forte cooperação:

“As decisões finais dos estados soberanos serão… um equilíbrio entre as considerações estratégicas soberanas, de um lado, e as considerações sobre o bom funcionamento do sistema financeiro, do outro.”

Proteção aos investidores de criptomoedas

Coeure afirma que a proteção ao consumidor deve ser uma das principais prioridades dos legisladores.

Ele propôs banir os fundos de pensão de exposição a criptomoedas para evitar riscos ligados à classe de ativos mercurial:

“Parece ser contrário ao tipo de segurança que você espera de um fundo de pensão.”

Em março, Coeure opinou que o Bitcoin era uma moeda falida devido à sua volatilidade, ao mesmo tempo que levantava o alarme sobre as ambições de criptomoedas das grandes empresas de tecnologia.

Em sua entrevista mais recente, ele diz que as moedas digitais do banco central funcionarão como “a cola” de todo o sistema financeiro:   

“Não é sobre o CBDC ser a alternativa soberana ao dinheiro privado, é mais sobre o CBDC ser a cola que manterá o sistema unido.”

LEIA MAIS: Dados da Glassnode apontam quem está empurrando os preços do Bitcoin para baixo

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile