Ícone do site Criptonizando

Estudo aponta que 98% dos projetos listados no Uniswap são scam

Estudos apontam que 98% dos projetos listados no Uniswap são scam

Um novo estudo descobriu que quase todos os projetos listados no Uniswap entre 2018 e 2021 eram maliciosos e relacionados a golpes. 

O estudo intitulado DO NOT RUG ON ME: ZERO-DIMENSIONAL SCAM DETECTION, foi realizado por três pesquisadores: Bruno Mazorra, Victor Adan e Vanesa Daza da Universidade Pompeu Fabra e da Universidade de Barcelona. 

Uniswap poderia estar abrigando projetos falsos?

O Uniswap foi criado em 2018 e o protocolo se descreve como uma rede crescente de aplicativos de finanças descentralizadas (DeFi).

O DEX possui mais de 40.000 tokens compatíveis com contrato inteligente Ethereum (ER20) hospedados na plataforma para fornecer aos usuários opções para negociar diferentes ativos. 

Ao longo dos anos, o Uniswap tornou-se um dos protocolos DeFi mais significativos do setor, processando mais de US$ 1 trilhão em volume de negócios desde o seu início. 

Embora o Uniswap seja o maior DEX em criptografia, descobertas recentes de pesquisadores mostram que 98% de todos os projetos listados no protocolo entre 2018 e 2021 podem ser considerados scam. 

O scam é uma técnica popular usada por golpistas para fraudar investidores de DeFi. Eles desenvolvem novos projetos, criam hype de marketing e abandonam o projeto enquanto fogem com os fundos dos investidores. 

O estudo descobriu que a simplicidade e a falta de regulamentação do Uniswap o tornam um alvo para atores mal-intencionados conduzirem com eficiência golpes de oferta inicial de moedas (ICO) listando tokens não valiosos na plataforma. 

Os pesquisadores avaliaram 27.588 tokens, dos quais 631 foram classificados como não maliciosos e 26.957 foram identificados como maliciosos. 

Um total de 24.870 tokens rotulados como maliciosos são quick pulls, enquanto os 2.087 restantes não são LP burns. 

O resultado foi compilado gerando o histórico de todos os tokens listados na plataforma desde o lançamento até 2021 usando um nó de arquivo Infura 18 e a API Etherscan 19 para análise e rotulagem.

“Para obter o estado da exchange Uniswap e os tokens, usamos os eventos produzidos por seus respectivos contratos inteligentes. Qualquer nó conectado à API Ethereum JSON-RPC pode observar esses eventos e agir de acordo. Os eventos também podem ser indexados para que o histórico de eventos seja pesquisável posteriormente”, disseram os pesquisadores. 

A comunidade reage 

Como esperado, tal estudo recebeu uma grande reação da comunidade de criptomoedas depois que foi compartilhada no Twitter por Drnick.

Um usuário do Twitter questionou a eficiência da investigação, observando que o modelo usado para conduzir a pesquisa precisava da inclusão da liquidez/volume do token.

LEIA MAIS: Analista: Shiba Inu e mais um token na rede do Ethereum estão preparados para um rally

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile