Ícone do site Criptonizando

ETFs podem acabar com o Bitcoin a longo prazo, afirma Arthur Hayes

Arthur-Hayes-Fed

Arthur Hayes, bilionário e fundador da Bitmex, afirmou que a longo prazo, ETFs e fundos de Bitcoin poderiam provocar o fim da criptomoeda. Neste cenário, Hayes imaginou um mundo onde os fundos controlam a vasta maioria dos bitcoins em circulação.

Neste contexto, caso os ativos digitais não sejam movimentados o suficiente, a mineração poderia não ser suficientemente financiada. Isso ocorre pois, cada vez mais, a mineração deverá ser financiada por meio de taxas de transação, e não com a emissão de novas moedas.

No entanto, é importante destacar que este seria um cenário pouco provável, visto que existem muitos detentores de bitcoin de longuíssimo prazo, e que não estão dispostos a vender suas moedas. Além disso, uma imobilização de muitas moedas em fundos potencialmente faria o preço do bitcoin explodir, o que ajudaria a financiar a mineração.

Hayes afirmou:

“Imagine um futuro onde os maiores gestores de ativos ocidentais e chineses detenham todos os Bitcoins em circulação. Isso acontece organicamente à medida que as pessoas confundem um ativo financeiro com uma reserva de valor. Devido à sua confusão e preguiça, as pessoas compram derivados de ETF Bitcoin em vez de comprar e guardar Bitcoin em carteiras auto-custódias. 

Agora que um punhado de empresas detém todo o Bitcoin e não tem uso real para o blockchain do Bitcoin, as moedas nunca mais se movem. O resultado final é que os mineradores desligam as suas máquinas porque já não podem pagar pela energia necessária para operá-las. Adeus, Bitcoin!”.

Segundo Hayes, o bitcoin pode acabar, caso não seja utilizado em sua camada base, que isso poderia abrir espaço para outras criptomoedas. De fato, é necessário que as taxas de transação custem potencialmente centenas de dólares para que a mineração seja financiada no futuro.

“Se o Bitcoin se tornar apenas mais um ativo financeiro controlado pelo Estado, ele morrerá porque não será usado. A morte do Bitcoin cria então espaço para que outra rede cripto-monetária cresça em seu lugar. 

Esta rede pode ser apenas uma reinicialização do Bitcoin ou algo diferente que seja uma adaptação melhorada do Bitcoin original. De qualquer forma, o povo voltará a ter um ativo monetário e um sistema financeiro não controlado pelo Estado. Esperançosamente, na segunda vez, aprenderemos a não entregar nossas chaves privadas aos carecas.”

Sair da versão mobile