Ethereum deve alcançar 100 mil transações por segundo, destaca Vitalik Buterin

Ninguém gosta do Ethereum agora, afirma CIO da Bitwise (1)
shutterstock

Vitalik Buterin, fundador do Ethereum, publicou recentemente um artigo em seu blog pessoal. Vitalik discutiu a escalabilidade da rede blockchain, apontando que a rede deverá alcançar mais de 100 mil Transações por Segundo (TPS).

Estas transações devem ser aprovadas na camada base em conjunto com as redes de segunda camada do protocolo. No entanto, este aumento de escalabilidade não deve comprometer a descentralização da rede.

O desenvolvedor apontou que a forma mais fácil para escalar a rede é aumentar o limite de gás. No entanto, um aumento grande demais comprometeria a auditoria da camada base:

“[Devemos] garantir que não estamos criando uma situação em que aumentamos o limite de gás em 10x, danificando gravemente a descentralização do Ethereum L1 e descobrindo que só chegamos a um mundo em que, em vez de 99% da atividade estar no L2, 90% da atividade está no L2, e então o resultado parece quase o mesmo, exceto por uma perda irreversível de muito do que torna o Ethereum L1 especial.”

Vitalik apontou ainda que é preciso que os usuários se sintam em um ecossistema integrado, e não em blockchains separadas. Isso deve ser feito melhorando a integração e Experiência de Usuário (UX) das redes de camada 2. 

Os objetivos apontados por Vitalik incluem:

  • “Mais de 100.000 TPS em L1+L2
  • Preservar a descentralização e a robustez do L1
  • Pelo menos algumas L2s herdam completamente as principais propriedades do Ethereum (sem necessidade de confiança, aberto, resistente à censura)
  • Máxima interoperabilidade entre L2s. O Ethereum deve parecer um ecossistema, não 34 blockchains diferentes.”

Diminuição do tempo de transação

Em outra publicação, Vitalik também discutiu diminuir o tempo entre os slots de transação de 12 para 4 segundos. Isso faria com que a escalabilidade da rede aumentasse de forma significativa.

Buterin afirmou:

“Há valor no tempo de confirmação de transação do Ethereum diminuindo ainda mais, de 12 segundos para, por exemplo, 4 segundos. Fazer isso melhoraria significativamente a experiência do usuário tanto do L1 quanto dos rollups baseados, ao mesmo tempo em que tornaria os protocolos defi mais eficientes.”

Melhorar a escalabilidade do Ethereum é fundamental para diminuir os picos de transações, que podem ultrapassar centenas de dólares em momentos de alta atividade na rede.

Leia mais: Vitalik Buterin apresenta soluções para melhorar eficiência do Ethereum

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Michael Saylor possui mais de US$1 bilhão em bitcoin (BTC)
icon outubro 19, 2024

Ações da MicroStrategy se valorizaram 1620% desde 2020

Escrito por João Victor
Rachadura no Federal Reserve? Membro do Fed critica redução na taxa de juros realizada por Powell
icon outubro 18, 2024

ETFs de Bitcoin dos EUA ultrapassam US$ 20 bilhões em entradas

Escrito por João Victor
ETFs spot de Bitcoin da BlackRock: 80% dos compradores já são entusiastas da cripto
icon outubro 20, 2024

ETFs spot de Bitcoin da BlackRock: 80% dos compradores já são entusiastas da cripto

Escrito por Sabrina Coin