Ícone do site Criptonizando

Ethereum deve se tornar 1.000 vezes mais escalável em 24 meses, diz cofundador

lubin ethereum serenity

Joseph Lubin, cofundador da Ethereum (ETH), disse em recente entrevista ao Cointelegraph, que a blockchain da empresa se tornará cerca de 1.000 vezes mais escalável em 18 a 24 meses graças ao desenvolvimento do Ethereum 2.0.

O ecossistema, também chamado de Serenity, terá seu desenvolvimento dividido em quatro fases.

Oito grupos já estão desenvolvendo clientes para a nova blockchain, de acordo com Lubin.

Segundo ele, até o final do ano, estará disponível uma “fase zero totalmente operacional do Ethereum 2.0”.

Essa ‘fase zero’ citada por Lubin, também é chamada de “Cadeia de Sinalização” (ou Beacon Chain), e permitirá que validadores apostem em ETH e votem em propostas de melhoria, ao invés de mineradores.

Esse será um passo importante para levar a Ethereum para longe do sistema tradicional de mineração, e já foi testada por outras empresas, como a Prysmatic Labs.

A empresa revelou na semana passada o lançamento de testes para a Beacon Chain, seguindo os passos da startup Status.

De acordo com o cofundador da Ethereum, os tokens ETH serão capazes de passar da antiga blockchain para a nova, sendo essa uma das várias maneiras pelas quais a Ethereum 2.0 poderá se conectar com a antiga.

“Pode haver mecanismos bidirecionais”, disse ao Cointelegraph.

Otimismo exagerado?

Embora os cofundadores da Ethereum estejam otimistas sobre a transição da antiga blockchain para a Serenity, um analista da Messari, Ryan Selkis, não está convencido.

Para ele, o atual algoritmo de consenso (PoW) do Ethereum 1.0 é “provavelmente muito bom, e talvez até bom o suficiente”, no entanto, a transição para o PoS “levará muito mais tempo do que qualquer um espera.”

A Prova de Stake (PoS), elimina os mineradores de energia para os nodes completos autorizados que podem processar blocos Ethereum.

Selkis afirmou que não acredita que a “PoS e Ethereum 2.0 aconteçam antes do final de 2021, no mínimo.”

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile