Ícone do site Criptonizando

Com 3 ETH queimados a cada minuto, Ethereum é deflacionário agora?

Ethereum criptomoeda

A tão esperada proposta EIP-1559 acabou sendo lançada em 5 de agosto, às 12h33 no horário UTC. A atualização, que foi sugerida originalmente há mais de dois anos, redesenha o mecanismo de taxas da Ethereum, que tem sido problemático há algum tempo.

Antes do EIP-1559, a ETH usava um padrão denominado “leilão de primeiro preço” para determinar as taxas de gás. Nesse sistema, os usuários dão o lance mais alto que estão dispostos a pagar para que a transação seja concluída mais cedo. Um problema comum com esse tipo de mecanismo é que os usuários costumam estar overbidding ou underbidding.

Se o usuário é overbids, ele acaba pagando mais do que o valor devido. No entanto, se um usuário fizer lances menores, sua transação ficará paralisada à espera que todas as transações do licitante mais alto sejam processadas primeiro. Às vezes, um underbidder pode até ter que aumentar manualmente seu lance, o que é bastante agravante.

O EIP-1559 busca resolver essas questões redefinindo o mecanismo de taxas da ETH. Primeiramente, o EIP-1559 expande temporariamente o tamanho de um bloco em tempos de alto congestionamento da rede. Essa pode ser uma solução temporária eficiente para atender a um aumento repentino na demanda. 

Em seguida, o EIP-1559 aborda essa questão removendo completamente o mecanismo de “leilão de primeiro preço” e, em vez disso, dividindo a taxa do gás em duas partes: uma “taxa básica” obrigatória e uma “taxa prioritária” opcional. Vale ressaltar que a taxa básica não aumentaria ou diminuiria em mais de 12,5% bloco a bloco.

Ethereum se tornou deflacionário

Aparentemente, a parte mais promissora do EIP-1559 é que a taxa de base mencionada seria queimada. Isso marca a primeira vez que um elemento de deflação foi associado à segunda maior criptomoeda por capitalização de mercado.

Anteriormente, em uma entrevista com a Bloomberg, um desenvolvedor da Ethereum afirmou que a taxa básica é estimada em algo entre 25% a 75% de todas as taxas de transação pagas às mineradoras. Uma vez que a taxa básica foi queimada, podemos esperar que a emissão líquida de Ethereum caia de 20% a 62%.

Atualmente, Ethereum tem uma taxa de inflação de aproximadamente 3,3%. Isso é determinado pelo cálculo da porcentagem de ETH que foi emitida desde o início do ano (2,24 milhões) para o fornecimento circulante total de Ethereum (117 milhões). 

No entanto, com o EIP-1559, a taxa de inflação da Ethereum deverá cair para cerca de 1,26% a 2,66%.

Em outras palavras, atualmente, cerca de 3 ETH são queimadas a cada minuto, enquanto cerca de 7 ETH devem ser emitidas a cada minuto. Removendo os 3 ETH queimados, agora cerca de 4 ETH é emitido. 

Essa quantidade de ETH deve ser emitida principalmente para incentivar as mineradoras a manter a rede segura operando suas plataformas de mineração.

Esta é uma queda considerável na emissão de Ethereum, mas é claro que o EIP-1559 sozinho não tornaria Ethereum deflacionário. No entanto, assim que a Ethereum fizer a transição de PoW para PoS – quando não há necessidade de mineradores – há uma grande probabilidade de que se torne um ativo deflacionário.

LEIA MAIS: Elon Musk diz que é a hora errada para o Senado dos EUA escolher vencedores e perdedores no mercado das criptomoedas

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile