Ícone do site Criptonizando

Ethereum não compete com Bitcoin como dinheiro, destaca CTO da Tether

CTO-da-tether

Segundo o CTO da Tether, Paulo Ardoino, Ethereum não tem como competir com o Bitcoin (BTC) na questão de dinheiro. Para Ardoino, o Ethereum não apresenta nenhuma comparação com a “narrativa sólida” do Bitcoin em relação a esse tema.

O Diretor de Tecnologia (CTO) da Bitfinex e Tether, Paulo Ardoino, fez comentários recentes sobre o ether (ETH). O tema principal é sobre a utilidade da criptomoeda do Ethereum como dinheiro após o “The Merge”.

Segundo o CTO, as escolhas de design do projeto priorizam outros objetivos.

Quem pode ser o dinheiro digital?

Ardoino compartilhou sua crença de que o Ethereum fica aquém do bitcoin em relação ao método de moeda digital. Esse posicionamento aconteceu pelo CTO à Crownfund Insider, site que divulgou uma fala de Ardoino nesta terça-feira (13).

“[O Ethereum está] preso entre as alegações de ser uma forma de dinheiro e as alegações de ser uma plataforma.”

Conforme seu whitepaper, o projeto do Ethereum é como um “protocolo alternativo para construir aplicações descentralizadas.” Desde contratos inteligentes até stablecoins e tokens não fungíveis (NFTs), toda transação do ecossistema é pelo Ether.

Seu mecanismo de queima de transação, aliado a uma diminuição substancial de ETH por bloco, o fará continuar a ser uma moeda deflacionária.

“O ETH não pode competir com o Bitcoin na questão do dinheiro porque não há oferta fixa, e ainda não é realmente um world computer porque tem um global state compartilhado e, portanto, muito lento para ser escalável.”

Ademais, Ardoino complementa que a mudança de prova de consenso não diminuirá o valor das taxas de transação da rede do Ethereum. Bem como confirmado pelos desenvolvedores do projeto, a fusão não tornará o projeto mais descentralizado.

As preocupações aumentam devido à concentração de participação com o Ethereum 2.0. Pelo menos quatro empresas: Lido Finance, Coinbase, Binance e Kraken, concentram 60% da participação de staking da rede .

Outro ponto é que todas estas entidades estão em conformidade com a OFAC, a Agência de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA.

O congestionamento da rede é outra questão que não há uma solução clara após a fusão. 

CTO da Tether tem apoio em suas opiniões

O ex-CEO da BitMEX, Arthur Hayes, compartilhou uma opinião semelhante na semana passada. Para Hayes, o ether não pode ser dinheiro porque já serve como token de gás do Ethereum. 

Por outro lado, para o ex-CEO:

“O Bitcoin serve pouco para além das transações, e é por isso que é uma boa forma de dinheiro, porque seu valor não pode ser confundido com a utilidade real de outras coisas.”

Segundo Hayes, o Ethereum pode ser forçado a mudar a política monetária do ether no futuro se a deflação se tornar “muito severa.” Igualmente, as altas taxas de transação, resultado de uma possível deflação, podem afastar os usuários que procuram uma rede barata e utilizável.

Mark Cuban, participante do Shark Tank, também levantou essa questão a cerca de um mês.

“Se a utilização aumenta, e o valor de um token sobe, então o custo para fazer algo sobe. Então você tem estes dois interesses conflitantes.”

LEIA MAIS: Exército brasileiro vai utilizar metaverso em treinamentos

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile