Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Quem é Vitalik Buterin?

Quem é Vitalik Buterin?

A mente brilhante por trás da Ethereum se chama Vitalik Buterin, o jovem tinha apenas 19 anos quando idealizou o projeto, em 2013. Dois anos antes já havia fundado a Bitcoin Magazine, uma das primeiras revistas a serem respeitadas sobre o tema.

Vitalik é escritor e programador. Nasceu na Rússia mas se mudou para o Canada com seus pais aos 6 anos de idade.

Desde muito cedo já se notava as aptidões acima da média do garoto, tanto que o transferiram para uma classe de alunos superdotados quando ainda estava na escola primária, onde começou a desenvolver suas habilidades em matemática, programação e economia.

Mais tarde iniciou o curso de ciência da computação na universidade de Waterloo. Entretanto, decidiu abandonar a faculdade para se dedicar ao projeto da Ethereum, pois não haveria tempo suficiente para conciliar os dois projetos ao mesmo tempo.


Projeto Ethereum

O projeto da Ethereum foi anunciado no começo de 2014, e a equipe era constituída de Vitalik Buterin e mais cinco outros membros. Logo após os primeiros passos no desenvolvimento do projeto, Buterin conseguiu uma bolsa de estudo no valor de 100 mil dólares.

No meio de 2014, as primeiras moedas de Ether foram colocadas à venda para terminar  de financiar o projeto. A arrecadação foi recorde e parte foi utilizada para criação da fundação Ethereum, uma entidade sem fins lucrativo sediada na Suíça, cujo objetivo é orientar o desenvolvimento do software da Ethereum.

Em julho de 2015, foi lançada publicamente a primeira versão da Ethereum. Foi chamada de “Frontier” e era uma versão de teste. Ela permitia ao desenvolvedores criar aplicativos descentralizados e tinha apenas uma linha de comando. Em março de 2016, após a plataforma ser considerada estável pelos desenvolvedores, uma nova versão chamada “homestead” foi criada.

 

Ethereum homestead

O sucesso não demorou para chegar e rapidamente valor de sua moeda Ether apresentou grande valorização, passando a ser negociada em inúmeras corretoras. Esse sucesso começou também a atrair grandes empresas como Microsoft e IBM, que passaram a desenvolver projetos na plataforma e contribuir para seu desenvolvimento junto com Buterin e sua equipe.

 

Vitalik Butern atualmente

Atualmente Buterin mora em Singapura, país que nos últimos anos vem atraindo cada vez mais empresários  e empresas do ramo de tecnologia. Desde o país asiático, Buterin continua trabalhando arduamente em sua criação com o apoio de sua equipe. 

Ele continua confiando no desenvolvimento de versões cada vez mais seguras e eficientes da Ethereum. Além de apostar em uma adoção em grande escala da plataforma em um futuro próximo.

 

Prêmios

  • Thiel Fellowship, 2014
  • Prêmio Mundial de Tecnologia na categoria de software de TI, 2014
  • Forbes 30 bilhões abaixo dos 30
  • Fortune 40 bilhões abaixo dos 40
  • Prêmio "Doutor honoris causa" da universidade de Basel, 2018

 

Próxima: O que é Ether?

Receba as notícias mais importantes no seu email

Receba as notícias mais importantes no seu email

Todos os guias