Ícone do site Criptonizando

Ethereum passa por hard fork não intencional que já afeta mais da metade da rede

vitalik buterin ethereum google computação quântica-criptomoeda-ox-zrx-altcoin

Um bug no cliente de software mais popular do blockchain da Ethereum, Geth, passou por um hard fork (bifurcação) não intencional. Isso significa que a blockchain está atualmente processando duas cadeias simultaneamente, o que – se não resolvido – poderia causar problemas de gasto duplo, uma vez que as moedas poderiam ser gastas em ambas as redes, intencionalmente ou não.

O bug em questão está presente apenas em versões mais antigas do cliente, ou aquelas que vieram antes da atualização Geth v1.10.8, atualização também chamada de “Hades Gamma”.

Os desenvolvedores do Ethereum divulgaram esse bug em 18 de agosto. 

“PSA: Na terça-feira, 24 de agosto, Geth lançará um hotfix para um problema de segurança de alta gravidade. Faça todos os preparativos necessários para atualizar para a próxima versão (v.1.10.8) .#ethereum#geth. “

No momento, existem 5.289 nós públicos na rede Ethereum. O cliente bugado Geth é o software mais popular, com 3.947 usuários. 

Com 74% da rede Ethereum usando o cliente Geth e 73% desses usuários (2.858) usando versões mais antigas do softwares, o bug de hoje levantou alarmes entre muitos na comunidade de criptomoedas.

Embora o bug tenha sido identificado na semana passada, e a atualização do Hades Gamma tenha sido disponibilizada a partir de terça-feira, a divisão da cadeia de hoje indica que muitos usuários ainda não atualizaram seus clientes.

A equipe de desenvolvedores por trás do cliente, Go Ethereum, anunciou hoje que “o problema foi resolvido na versão v1.10.8 anunciada anteriormente”. Eles novamente pediram aos usuários de clientes mais antigos que atualizassem.

“Ocorreu uma divisão da cadeia na rede principal Ethereum. O problema foi resolvido na versão v1.10.8 anunciada anteriormente. Por favor, atualize seus nós, se você ainda não o fez!”

Não é a primeira vez

Em abril, o segundo maior cliente Ethereum, o Open Ethereum, sofreu um bug em que os clientes não conseguiam se sincronizar com a rede. Isso significava que os nós que executam este cliente eram incapazes de usar o blockchain até que o erro fosse corrigido. 

O Ethereum bifurcou-se novamente em novembro de 2020, quando os usuários do Geth novamente falharam em atualizar seus nós após uma atualização importante. Enquanto isso, o preço da ETH não parece afetado pela polêmica de hoje.

Leia mais: Senado aprova restrição do dinheiro físico, criptomoedas devem se beneficiar

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile