Ícone do site Criptonizando

Ethereum pode perder espaço para redes mais baratas, afirma Morgan Stanley

Vitalik Buterin chama XRP de "shitcoin" após fala da Ripple sobre ETH e BTC

Um analista do gigante bancário Morgan Stanley afirmou que a altcoin líder Ethereum (ETH) pode ver sua participação de mercado diminuir à medida que os investidores se voltam para concorrentes mais baratos e rápidos.

Em um novo relatório, o estrategista de investimentos Denny Galindo detalha o caso da principal plataforma de contratos inteligentes, dizendo que ela pode enfrentar regulamentações futuras, forte concorrência, além de problemas de escalabilidade.

“O Ethereum enfrenta mais concorrência no mercado de contratos inteligentes do que o Bitcoin enfrenta no mercado de reserva de valor. 

O Ethereum pode perder participação de mercado de plataformas de contratos inteligentes para alternativas mais rápidas ou mais baratas.”

As alternativas proeminentes ao Ethereum incluem Avalanche (AVAX), Solana (SOL), Cardano (ADA), Terra  (LUNA), Polkadot (DOT) e Algorand  (ALGO).

Galindo acrescenta que o segundo maior cripto-ativo por capitalização de mercado pode ter problemas de escalabilidade devido ao congestionamento na cadeia e suas altas taxas de transação. 

Ele diz que a ETH pode eventualmente ultrapassar seus próprios recursos se não se atualizar.

“O segundo grande risco específico do Ethereum é o inchaço e a escalabilidade do blockchain. Blockchains são tecnologias fundamentalmente caras porque possuem redundância embutida.

Para ser uma plataforma global de contrato inteligente, o Ethereum precisa armazenar uma quantidade muito grande de dados (principalmente variáveis ​​para cada contrato inteligente.) 

É preciso ser mais rápido e menos caro de usar por transação do que alternativas potenciais.

Com o tempo, a demanda de armazenamento do Ethereum, a menos que seja alterada, provavelmente ultrapassará seus recursos.”

O analista também mostra como os próximos regulamentos podem afetar diretamente os mercados de finanças descentralizadas (DeFi) e tokens não fungíveis (NFT) do Ethereum.

“O cenário regulatório em mudança representa outro grande risco. 

Grande parte da atividade no Ethereum está em DeFi e NFTs – duas áreas com regulamentações em rápida evolução. 

Regulamentos que restringem ou eliminam certos segmentos de mercado, como finanças, do uso do Ethereum podem reduzir a demanda por transações do Ethereum.”

O ETH está sendo negociado a cerca de R$ 16 mil, com aumento de 2,2% nas últimas 24 horas, segundo dados do CriptoLive.

Qual sua opinião sobre as falas do analista? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: ConocoPhillips, gigante do petróleo, vai entrar na mineração de Bitcoin

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile