Ícone do site Criptonizando

EUA está a beira de uma crise de crédito, afirma Chamath Palihapitiya

bilionário-Chamath-Palihapitiya-bitcoin-btc-pioneiro-investir-investimento-adoção-massa-tecnologia-comprar-notícias-preço

Imagem: Reprodução.

O bilionário investidor de risco Chamath Palihapitiya afirmou que uma crise de crédito iminente pode iniciar uma crise no valor de trilhões de dólares nos Estados Unidos.

No mês passado, Palihapitiya alertou que muitas das maiores empresas dos Estados Unidos estão prestes a atingir um enorme muro de dívidas e as contas vencerão em janeiro de 2024.

Em um novo episódio do All-In Podcast, o bilionário disse que o rápido aumento das taxas de juros no ano passado está pressionando muito as empresas que se endividaram pesadamente durante o auge da pandemia, quando as taxas de juros estavam próximas de 0%.

De acordo com Palihapitiya, um grupo de empresas super alavancadas nos setores imobiliário e de private equity provavelmente precisará ser resgatado, pois a imensa quantidade de dívidas pode colocá-las em uma situação precária.

“Há uma crise de crédito iminente nos Estados Unidos. O muro da dívida que a América corporativa está prestes a atingir é bastante significativo. Muitas dessas empresas terão que enfiar a agulha porque se as taxas não caírem materialmente nos próximos 18 a 24 meses, essas pessoas vão pagar taxas que não podem suportar.

E eles provavelmente entrarão para ainda violar uma cláusula de parte da dívida. Uma coisa importante aqui é que existem algumas diretrizes e acordos muito rígidos que os emissores de dívidas assinam, e um deles é quanta dívida eu posso ter como uma porcentagem e/ou como um múltiplo do meu EBITDA (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização). É assim que os detentores de títulos controlam o risco de você não tomar empréstimos demais.

Agora, o problema é que se você tiver uma recessão de lucros e/ou as taxas subirem, você pode fazer uma dessas duas coisas dar errado e, de repente, agora você tem sete ou oito vezes o seu EBITDA […].”

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile