O governo dos Estados Unidos movimentou 28.900 bitcoins nesta segunda-feira (29). As movimentações indicam uma potencial venda de moedas por parte do governo.
As moedas são uma fração dos cerca de 213 mil bitcoins custodiados pelo governo dos EUA. O Departamento de Justiça do país acumulou esses ativos ao longo dos anos através de apreensões.
A maior parte destes bitcoins vieram de Ross Ulbricht, que operou o mercado ilícito Silk Road nos primeiros anos do Bitcoin.
A movimentação foi observada pelo perfil da Arkham no X:
“URGENTE: O governo dos EUA acaba de mover US$ 2 bilhões em Bitcoin para um novo endereço: bc1qsl993y04xnq4fyhmrt6cnmctgjjv9ukdvrk0cd”
Notavelmente, há especulações de que esta movimentação seja uma resposta a Donald Trump e outros candidatos, que afirmaram que manteriam as moedas sob custódia do governo.
Um usuário ironizou no X:
“Trump diz “nunca venda seu BTC. Democratas: “vendido””
Robert Kennedy Jr. chegou até mesmo a propor um plano de acumulação de moedas que envolveria a compra de 4 milhões de bitcoins para os cofres do governo.
Atualmente, o governo dos Estados Unidos é um dos maiores detentores de bitcoin do mundo. Uma liquidação destas moedas certamente criaria uma pressão negativa no preço. No entanto, o mercado provavelmente seria capaz de absorver estas compras sem grandes problemas.
Recentemente, o governo da Alemanha liquidou 50 mil bitcoins sem causar grandes correções no preço. Além disso, os ETFs do mercado dos EUA poderiam absorver esta demanda, dado o grande interesse do mercado em tais produtos financeiros.