Ícone do site Criptonizando

EUA reforçam controle sobre exportação de chips de IA para a China

Dólar - EUA st

Dólar - EUA

O governo dos Estados Unidos está considerando encerrar o acesso das empresas chinesas aos chips americanos de inteligência artificial (IA), informou a Reuters em 13 de outubro.

A administração Biden pretende fechar brechas que permitam às empresas chinesas adquirir chips americanos de IA através de subsidiárias estrangeiras. 

No ano passado, o governo dos EUA cortou laços com a China no comércio e nas ferramentas de fabricação de chips. Como a proibição era dirigida apenas à China, as empresas chinesas ainda podiam aceder aos chips necessários através de subsidiárias estrangeiras.

Mas esta última medida poderá bloquear completamente o acesso das empresas chinesas aos chips de IA dos EUA. De acordo com o relatório, a medida indica ainda o esforço dos EUA para afirmar o controle na competição contínua de IA com o país asiático.

Recentemente, as autoridades dos EUA têm tomado medidas para impedir o progresso da China na IA, especialmente em aplicações militares. Os relatórios indicam que empresas norte-americanas como Nvidia e Intel fabricam muitos dos chips de IA que a China usa.

Em resposta, o governo dos EUA ordenou que a Nvidia e a AMD restringissem a venda dos seus chips de IA a países específicos como medida de precaução.

A CNBC, citando os principais ministérios do país, informou que o governo chinês quer aumentar o seu poder computacional em 50% até 2025.

Este plano inclui o desenvolvimento da capacidade computacional do país para 300 exaflops dos atuais 197 exaflops. Contextualmente, um exaflop é uma unidade de poder computacional equivalente ao poder computacional de dois milhões de laptops convencionais.

O aumento do poder computacional apoiará aplicações em setores como finanças e educação. O país também procuraria melhorar a segurança da sua cadeia de abastecimento, citando como os controlos de exportação dos EUA impactaram negativamente o crescimento da sua indústria tecnológica.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile