Ícone do site Criptonizando

Europa aumenta expectativa de inflação

Os europeus acreditam que a inflação ficará em torno de 5% nos próximos 12 meses, com suas expectativas medianas subindo “significativamente” em março, anunciou o Banco Central Europeu (BCE) na quinta-feira, citando sua última Pesquisa de Expectativas do Consumidor (CES).

A pesquisa foi realizada antes da decisão do BCE de aumentar as taxas de juros em 25 pontos-base na semana passada. 

Apesar de desacelerar o ritmo dos aumentos das taxas, o regulador argumentou que, embora a inflação tenha caído, as pressões subjacentes aos preços permanecem fortes, sinalizando que novos aumentos são prováveis.

“A incerteza sobre as expectativas de inflação 12 meses à frente atingiu seu nível mais alto desde o início da pesquisa em abril de 2020”, observou o banco central em comunicado à imprensa.

Ao mesmo tempo, os consumidores esperavam que sua renda nominal aumentasse 1,3% nos próximos 12 meses, ante 1,2% na pesquisa anterior. As expectativas de crescimento dos gastos nominais no próximo ano aumentaram para 4,1%, ante 3,9% em fevereiro.

As expectativas europeias para o crescimento econômico nos próximos 12 meses tornaram-se ligeiramente mais negativas, observou o BCE, caindo para -1,0%, de -0,9%. A taxa de desemprego esperada para o mesmo período subiu para 11,7%, ante 11,5% em fevereiro.

O CES é uma pesquisa online mensal a 14.000 consumidores, com 18 ou mais anos, de seis países da área do euro: Bélgica, Alemanha, Espanha, França, Itália e Holanda. 

O BCE utiliza os seus resultados para análise de políticas. Os dados mais recentes apóiam as opiniões de alguns membros de seu Conselho de Administração, que sustentam que novas altas de juros são justificadas pela inflação persistente na zona do euro.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile