Europa deve reduzir a dependência do dólar, diz Emmanuel Macron

Emanuel Macron - China

O presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou que toda a Europa deve se concentrar em reduzir sua dependência do dólar americano.

Em uma nova entrevista ao Politico, o presidente Macron mencionou que os líderes europeus devem abrandar os laços com os Estados Unidos e se concentrar em ficar fora de um conflito potencial entre a China e os EUA sobre Taiwan.

Os comentários seguem a viagem de três dias de Macron à China e uma reunião de alto nível com o presidente chinês Xi Jinping.

Macron afirmou especificamente que a Europa deve diminuir sua necessidade de contar com a “extraterritorialidade do dólar americano”.

“Se as tensões entre as duas superpotências esquentarem… não teremos tempo nem recursos para financiar nossa autonomia estratégica e nos tornaremos vassalos.”

O dólar tem desempenhado um papel central no comércio global e no sistema monetário global há décadas, atuando como a principal moeda de reserva do mundo.

Mas esforços internacionais recentes se concentram em acabar com a dependência do dólar por diversos países.

Brasil, China, Índia, Rússia e outros países estão firmando acordos para deixar de usar a moeda americana.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon maio 16, 2025

USDT bate recorde de oferta e deve crescer 600% até 2030

Escrito por Thiago Barboza
XRP
icon maio 14, 2025

Grok faz previsão e resultado para o XRP surpreende

Escrito por Thiago Barboza
PolitiFi: Trump e Melania lançam memecoins antes da posse; entenda
icon maio 22, 2025

Memecoin TRUMP dispara com aprovação do projeto de lei sobre stablecoins

Escrito por Thiago Barboza