Ícone do site Criptonizando

Europol apreende US$ 47 milhões em bitcoin e reprime mixer

Londres - criptomoedas

Londres - criptomoedas

Os misturadores de moedas, que permitem aos usuários ofuscar suas transações de criptoativos, têm sido alvo de agências policiais em todo o mundo. O ChipMixer é o mais recente a enfrentar uma repressão semelhante.

Em uma operação conduzida por autoridades alemãs e norte-americanas, e apoiada pela European Union Agency for Law Enforcement Cooperation (Europol), a polícia apreendeu quatro servidores, cerca de 1.909,4 bitcoins e 7 TB de dados do serviço de mixagem de criptomoedas por seu suposto envolvimento em atividades de lavagem de dinheiro.

De acordo com o comunicado de imprensa, a Europol revelou que o ChipMixer é um misturador de criptomoedas não licenciado criado em meados de 2017, acessível tanto na web quanto na darkweb.

A investigação conjunta revelou que a ChipMixer supostamente realizou a lavagem de 152.000 bitcoins, a maioria dos quais está ligada a mercados da darkweb, grupos de ransomware, tráfico de mercadorias ilícitas e criptoativos roubados.

A agência europeia de aplicação da lei afirmou ainda que foi a repressão à plataforma darkweb Hydra Market que os ajudou a descobrir transações no equivalente a milhões de euros.

O serviço do ChipMixer foi supostamente usado por agentes de ransomware proeminentes, como Zeppelin, SunCrypt, Mamba, Dharma ou Lockbit, para lavar os pagamentos de resgate que receberam.

“As autoridades também estão investigando a possibilidade de que alguns dos criptoativos roubados após a falência de uma grande exchange de cripto em 2022 tenham sido lavados via ChipMixer.”

O ChipMixer está seguindo um caminho semelhante ao Tornado Cash, mixer da rede Ethereum que está sendo reprimido nos Estados Unidos.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile