Ícone do site Criptonizando

Ex-CEO de banco Suíço diz que dinheiro não vale nada devido as taxas de juros negativas; Bitcoin parece ser a melhor solução

bitcoin a 1 milhao

O ex-CEO dos dois maiores bancos da Suíça, Oswald Gruebel, criticou abertamente as taxas de juros negativas aplicadas pelo Swiss National Bank.

Na sua opinião, o dinheiro pode perder seu valor se isso continuar. Como as taxas de juros negativas são geralmente introduzidas para combater a inflação, o Bitcoin parece ser a solução perfeita.

Gruebel foi CEO do Credit Suisse de 2004 a 2007 e do UBS Group AG de 2009 a 2011. Ele deu sua opinião sobre as taxas negativas na Suíça, que foram introduzidas em 2015 na tentativa de fortalecer o franco:

“As taxas de juros negativas são loucas. Isso significa que o dinheiro não vale mais nada. Enquanto tivermos taxas de juros negativas, o setor financeiro continuará encolhendo. ”

Os resultados no país não foram tão satisfatórios quanto o esperado, e os bancos continuam sofrendo. O maior gestora de patrimônio do mundo, a UBS, começou a cobrar uma taxa de 0,6% em economia de mais de 500.000 euros.

Taxas negativas não são aplicadas apenas na Europa, mas também no Japão.

Seguindo o mesmo caminho, o ex-presidente do Federal Reserve dos EUA, Alan Greenspan, alertou que as taxas negativas também estão a caminho dos EUA: “É apenas uma questão de tempo até que isso também ocorra nos Estados Unidos”.

Taxas de juros negativas significam que, em vez de receber juros positivos, por manter o dinheiro no banco, os clientes pagam taxas para o banco guardar o dinheiro.

Bitcoin seria a solução?

Como mencionado acima, taxas de juros negativas são usadas para evitar a inflação, entre outras coisas. É aí que o Bitcoin entra em cena. A criptomoeda tem uma taxa de inflação predefinida, atualmente em torno de 3,7%.

Por volta de maio do próximo ano, também veremos o Halving do Bitcoin acontecer. Isso afetará a oferta total do Bitcoin e a taxa de inflação. As recompensas que cada minerador recebe por adicionar um bloco à rede serão reduzidas pela metade. Essa redução específica pela metade não apenas reduzirá a recompensa para 6,25 por bloco, mas também reduzirá a taxa de inflação de 3,6% para 1,8%.

Além disso, o Bitcoin tem vantagens adicionais sobre as moedas fiduciárias tradicionais. Por um lado, é um objeto digital escasso com um suprimento finito, diferente das moedas fiduciárias emitidas à vontade. O fornecimento de Bitcoin só diminuirá daqui em diante. Os princípios econômicos básicos determinam que, se a oferta de um ativo diminuir enquanto a demanda por ele aumentar ou permanecer a mesma, isso deve aumentar seu preço.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile