A iniciativa do Twitter para descentralizar a mídia social chamada Bluesky, será liderada por alguém envolvido com o desenvolvimento de criptomoedas. Em 16 de agosto de 2021, o ex-desenvolvedor de software Zcash, Jay Graber, anunciou que liderará o projeto daqui para frente.
“Tenho o prazer de anunciar que liderarei @bluesky, uma iniciativa do @Twitter para descentralizar a mídia social. “
O CEO do Twitter, Jack Dorsey, também deu as boas-vindas a Graber ao projeto na segunda-feira. “Jay estará liderando Bluesky. Mais um passo para descentralizar o Twitter e as redes sociais. Agora podemos nos mover muito mais rápido e por meio de código. ”
Dorsey revelou o projeto em dezembro de 2019: “O Twitter está financiando uma pequena equipe independente de até cinco arquitetos, engenheiros e designers de código aberto para desenvolver um padrão aberto e descentralizado para a mídia social”.
“O objetivo é que o Twitter seja, em última análise, um cliente desse padrão. O Twitter foi tão aberto no início que muitos viram seu potencial para ser um padrão descentralizado da Internet, como o SMTP (protocolo de e-mail). Por uma série de razões, todas razoáveis na época, escolhemos um caminho diferente e centralizamos cada vez mais o Twitter.”
Dorsey explicou ainda que Bluesky deve mudar o modelo centralizado de mídia social. “A Square está fazendo exatamente isso para o bitcoin com o Square Crypto”, disse ele na época.
O site do Bluesky é bastante simples e contém uma breve descrição dos objetivos do projeto. “Estamos nos concentrando na reconstrução da web social, conectando silos desconectados e devolvendo o controle da experiência social aos usuários”, afirma.
Graber se juntou à equipe Zcash em julho de 2016 e antes disso, ela era engenheiro na Skuchain. “Estou ansioso para fazer uma parceria estreita com o Twitter e outras empresas enquanto embarcamos nessa jornada”, disse na segunda-feira.
“Não vai acontecer da noite para o dia, mas vamos compartilhar nosso progresso ao longo do caminho. Se você estiver interessado em ingressar no Bluesky, temos vagas em aberto em nosso site blueskyweb.org ”.
Recentemente, Graber também lançou o Interrep, um serviço de reputação que pode ser vinculado ao Twitter e à web3. “A Interrep partiu do objetivo de alto nível de tornar as reputações em plataformas sociais centralizadas mais acessíveis aos aplicativos web3, preservando a privacidade mais do que os atestados públicos, e executado em uma solução simples: usar um servidor centralizado para atuar como uma ponte”, afirmou.
Quer aprender mais sobre economia e finanças? Acesse: Holding Times.
Leia mais: DeFi DAO Maker é hackeado, 5 mil usuários são afetados