Ícone do site Criptonizando

Ex-engenheiro do Google revela projeto de rede social descentralizada

Tecnologia Blockchain

Uma figura misteriosa na comunidade de criptomoedas, conhecida como “Diamondhands”, chamou a atenção da comunidade de tecnologia ao anunciar o Bitclout, uma espécie de rede social descentralizada.

Como muitos suspeitavam, Diamondhands é Nader Al-Naji, um ex-engenheiro do Google conhecido por criar o Basis, um projeto de stablecoin que arrecadou US$ 130 milhões em 2018 apenas para encerrar meses depois, em meio a preocupações regulatórias. 

Agora, Al-Naji voltou aos olhos do público para promover o Bitclout, com uma nova blockchain chamada DeSo, que ele afirma que já hospeda mais de 100 outros aplicativos como parte de um plano para desafiar o Facebook e outras redes sociais centralizadas.

“Com o DeSO, fazemos com que os dados das redes sociais fiquem disponíveis para qualquer pessoa”, disse Al-Naji em entrevista à Decrypt.

O que isso significa na prática é que DeSo está disponibilizando o perfil de mídia social de uma pessoa e sua rede de amigos e conexões conhecidas como um “gráfico social” para que os desenvolvedores construam suas próprias redes – desde uma comunidade de entusiastas de esportes a um fórum político. 

DeSo, abreviação de Social Descentralizado, é um dos desafios mais ambiciosos para o Facebook, cujo domínio sobre os dados o permitiu construir uma poderosa máquina de publicidade e criar um quase monopólio que inclui suas subsidiárias Instagram e WhatsApp.

“A DeSo visa resolver esses problemas e apresentar um novo modelo de distribuição de conteúdo ao descentralizar as mídias sociais da mesma forma que o Bitcoin e a Ethereum estão descentralizando o sistema financeiro tradicional”, disse em comunicado.

Em sua busca para construir uma alternativa de código aberto, a DeSo levantou mais de US$ 200 milhões de investidores institucionais do mercado de criptomoedas, incluindo Sequoia, Andreessen Horowitz, Coinbase Ventures, Winklevoss Capital, Pantera Capital, Polychain Capital e Reddit fundador Alexis Ohanian.

Na semana passada, o projeto levantou protestos daqueles que descobriram que o Bitclout havia copiado seu perfil do Twitter sem sua permissão. O Bitclout respondeu à polêmica permitindo que os usuários retirassem seus perfis caso não desejassem participar. De acordo com Al-Naji, a atenção da mídia sobre o Bitclout nesta primavera não foi intencional – ele afirma que um link de desenvolvedor interno para ver a versão de teste do site vazou e foi compartilhado de forma mais ampla do que ele pretendia.

De acordo com Al-Naji, as várias comunidades esperam que surjam no blockchain DeSo regras internas para criar uma experiência positiva para aqueles que se juntarem a elas. Enquanto isso, ele afirma que o projeto “gastou milhões com advogados” para garantir que esteja do lado certo dos reguladores.

Leia mais: El Salvador compra 150 bitcoins em queda do mercado

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile