Ícone do site Criptonizando

Ex-jogadores do Manchester United criam DAO para investimentos no futebol

Manchester United

Os ex-jogadores do Manchester United Gary Neville, Paul Scholes e Ryan Giggs, se uniram ao bilionário cingapuriano Peter Lim e seu filho Kiat Lim para criar a CO92 DAO, uma organização autônoma descentralizada (DAO) com foco em investimentos em projetos de futebol profissional.

Um DAO é uma estrutura de negócios que não possui sede da empresa e é construída com a ajuda de contratos inteligentes – linhas de código que se auto-executam sob circunstâncias predeterminadas.

Os DAOs são governados por detentores de tokens de todo o mundo e buscam substituir as hierarquias corporativas tradicionais por estruturas de gerenciamento planas.

O objetivo do CO92 DAO é conectar os entusiastas do esporte globalmente e permitir que os fãs façam investimentos relacionados ao esporte.

“Temos acesso a projetos esportivos únicos e queremos trabalhar em conjunto com os fãs para criar valor juntos”, disse Gary Neville em comunicado.

Não está claro quais são exatamente esses projetos, mas a CO92 DAO disse que pode incluir investimentos em clubes de futebol com alto potencial de crescimento e tecnologias e empreendimentos relacionados ao futebol.

Atualmente, o CO92 DAO está analisando uma série de oportunidades e “anunciará desenvolvimentos nos próximos meses”, disse Kiat Lim à Bloomberg.

“O acesso a esta indústria não é fácil ou barato, estamos trazendo muitos anos cumulativos de experiência e redes pessoais de alto nível para este projeto para tentar torná-lo o maior sucesso possível”, acrescentou.

A CO92 DAO diz que quer oferecer aos investidores acesso mais acessível aos esportes profissionais, uma categoria de investimento que historicamente esteve disponível principalmente para indivíduos de alto patrimônio líquido.

Para esse fim, a CO92 DAO está planejando uma venda pública de tokens sem valor mínimo necessário para participar. 

Outros detalhes, como a quantidade de dinheiro envolvida ou a alocação de tokens, não foram divulgados nesta fase.

“Com base nos princípios de uma economia de propriedade e alavancando a tecnologia Web3, estamos criando um ambiente mais inclusivo e envolvente para os fãs se envolverem na tomada de decisões, participarem de todo o ecossistema do jogo e compartilharem todos os aspectos do sucesso juntos”, acrescentou Kiat Lim.

Classe de 92 do Manchester United é um nome coletivo dado a uma safra de alguns dos jogadores mais talentosos da história do clube. 

O grupo de jogadores icônicos, que também incluía nomes como David Beckham e o irmão mais novo de Gary Nevill, Phil, foram o núcleo dos Red Devils no final dos anos 1990 e 2000, ajudando a levar para casa vários títulos da Premier League e vencer a UEFA Champions League em 1999.

Peter Lim, uma das pessoas mais ricas de Cingapura, é o atual proprietário do time de futebol espanhol Valencia FC, que adquiriu em 2014.

Junto com a maioria da classe dos Red Devils de ’92, Lim também é acionista do Salford City FC, um clube que compete na League Two, a quarta divisão do sistema de ligas de futebol inglês.

Leia mais: Bitcoin é usado em protestos em Ottawa após GofundMe bloquear arrecadações

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile