Ícone do site Criptonizando

Ex-presidente da SEC comenta sobre aprovação de ETF de Bitcoin

Tether (USDT)

Em uma entrevista recente à CNBC, o ex-presidente da SEC, Jay Clayton, compartilhou sua perspectiva sobre o cenário regulatório em evolução para os ETFs de Bitcoin, destacando as mudanças significativas que ele testemunhou nas atitudes do mercado em relação à criptomoeda desde sua gestão. 

“Este é um varejo offshore, nada perto do que eu diria que é o núcleo de nossos mercados financeiros”, disse Clayton sobre os primeiros dias do Bitcoin. 

Ele observou que inicialmente estava cético em relação ao mercado de Bitcoin devido a preocupações com práticas como lavagem de negócios e manipulação de mercado. 

No entanto, Clayton reconheceu os avanços impressionantes que a indústria fez, principalmente no campo do investimento institucional. Empresas com grande reputação no mercado agora estão adotando o Bitcoin, indicativo da crescente confiança nas proteções regulatórias e capacidades de negociação do setor de criptomoedas. 

“O fato de termos essas instituições que conhecem os mercados melhor do que ninguém e dizem que vamos colocar nossa reputação por trás disso, acho isso bastante notável”, disse Clayton.

Sobre o assunto dos ETFs de Bitcoin, Clayton disse que achava que seria “difícil resistir” à aprovação de um ETF de Bitcoin se as salvaguardas regulatórias estivessem em vigor, refletindo as do mercado futuro. 

“O que as instituições estão argumentando é que essas distinções desapareceram e agora o produto à vista é menos arrastado, mais eficiente para os investidores”, explicou. No entanto, Clayton alertou que essas mudanças podem não acontecer rapidamente, observando o rigor necessário do processo regulatório. 

Como presidente da Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA, o ex-executivo é mais conhecido por entrar com uma ação contra a Ripple Labs Inc., seu cofundador Chris Larsen e o CEO Brad Garlinghouse em dezembro de 2020.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile