Ícone do site Criptonizando

Exchange CurrencyCom sofre ataque de DDoS após anunciar saída da Rússia

Rússia proíbe depósitos anônimos em carteiras digitais

Reprodução/ Bitcoin News

A CurrecyCom, uma exchange de criptomoedas que anunciou recentemente saída da Rússia, confirmou que foi alvo de “um ataque cibernético de negação de serviço distribuído (DDoS)” em 12 de abril.

Nenhuma conta ou dados de clientes foram comprometidos, pois a empresa afirmou que seus servidores, incluindo seus servidores de backup, não foram afetados durante o incidente.

DDoS refere-se a um tipo de ataque cibernético iniciado através de muitos de computadores, bombardeando um determinado site com inúmeras solicitações de travamento do sistema.

Na semana passada, a exchange de criptomoedas com sede em Londres anunciou intenções de retirar seus negócios da Rússia, interrompendo a abertura de todas as novas contas e suspendendo as operações para residentes locais. 

A saída da empresa veio como uma resposta à invasão russa da Ucrânia.

Viktor Prokopenya, fundador da CurrencyCom, estava convencido de que a Rússia era responsável pelo ataque cibernético, que pretendia paralisar o sistema da bolsa, afirmando:

“Você não precisa ser um cientista de foguetes. 

Já fomos atacados antes, como todas as empresas financeiras, mas o tamanho disso foi incrível: dez vezes mais do que já vimos.”

Além disso, a equipe do call center da empresa recebeu “uma torrente de abusos e ameaças de morte” minutos após a declaração de Prokopenya de suspender as operações na Rússia, um sinal sugerindo que os hackers por trás do ataque estavam de fato associados a Moscou.

A postura dura da CurrencyCom contra a Rússia ganhou o apoio do vice-ministro digital da Ucrânia, Alex Bornyakov, que saudou a decisão da empresa de sair inteiramente do mercado russo e encorajou outras bolsas a seguir sua abordagem.

O anúncio de saída da CurrencyCom veio depois que a Binance disse anteriormente que não encerraria seus serviços para clientes baseados na Rússia por garantir que “a criptomoeda deve fornecer maior liberdade financeira”.

A postura estava alinhada com outras grandes exchanges, como a Kraken, cujo CEO, Jesse Powell, acredita que seria um erro impedir que as pessoas acessem ativos digitais.

Um ataque de DDoS não costuma durar muito tempo, visto que incide em custos para o atacante, além de não causar sérios danos ao sistema da vítima.

As criptomoedas estão se mostrando como uma alternativa neutra para momentos de tensões geopolíticas. Até então, o governo da Ucrânia arrecadou cerca de US$ 100 milhões em bitcoin e criptomoedas.

Ao mesmo tempo, um representante da Rússia afirmou que o país está disposto a receber pagamentos em bitcoin para a compra de suas commodities, visto que o país foi banido do sistema bancário internacional.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Artista explica sumiço de bolas do Touro do Bitcoin e comunidade reage

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile