Ícone do site Criptonizando

Exchanges de criptomoedas devem ser tratadas como bancos, afirma regulador do Japão

Bitcoin - Japão

Mamoru Yanase – vice-diretor-geral da Agência de Serviços Financeiros do Japão (FSA) – instou os reguladores globais a impor legislações mais rígidas ao setor de criptomoedas.

Ele acredita que as exchanges de ativos digitais devem ser tratadas da mesma forma que os bancos.

De acordo com Yanase, uma maneira de evitar outro colapso de uma plataforma de criptomoeda é se os reguladores tratarem essas entidades como instituições financeiras tradicionais. 

Yanase argumentou ainda que os reguladores globais devem proteger os consumidores, aplicando regras mais rigorosas contra a lavagem de dinheiro, aplicando governança aprimorada na indústria de cripto e executando auditoria e controle internos.

“O que trouxe o último escândalo não é a tecnologia cripto em si. É uma governança frouxa, controles internos frouxos e ausência de regulamentação e supervisão”, afirmou.

O diretor da FSA também opinou que as autoridades reguladoras devem estabelecer um mecanismo de resolução multinacional que possa ser aplicado em um possível colapso de outra gigante da exchange. 

A Binance buscou uma permissão em setembro de 2022 para operar no país asiático. 

A corretora dobrou seus esforços em novembro, adquirindo o Sakura Exchange BitCoin (SEBC). 

A norte-americana Kraken, por outro lado, anunciou recentemente intenções de deixar o mercado japonês, citando condições econômicas instáveis. 

A plataforma planeja cancelar o registro do regulador financeiro doméstico até o final deste mês, enquanto os depósitos dos usuários foram interrompidos em 9 de janeiro:

“As condições atuais do mercado no Japão, em combinação com um mercado cripto fraco globalmente, significam que os recursos necessários para expandir ainda mais nossos negócios no Japão não se justificam neste momento. Como resultado, a Kraken não atenderá mais clientes no Japão por meio da Payward Asia”.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile